Conecte-se conosco

Geral

Mais de 300 mil visitantes já passaram pelo Esculturas Parque Pedras do Silêncio

15/11/2023 - 14h30min

Parque já recebeu personalidades como Pedro Carlos Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel (Créditos: Gabriel Heclker / DIVULGAÇÃO)

Atrativo conta a história da imigração alemã em Nova Petrópolis há nove anos

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Inaugurado em 14 de novembro de 2014, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio celebra nove anos como um dos principais atrativos turísticos de Nova Petrópolis. De lá para cá, já passaram mais de 300 mil visitantes pelo local que conta a história da imigração alemã representada em mais de 80 esculturas de arenito. “Nós começamos recebendo cerca de 100 visitantes ao mês, hoje essa é a nossa média diária”, explica Valmor Heckler, proprietário do empreendimento. Entre os visitantes estão turistas de países como Inglaterra, Estados Unidos, Turquia e China, além de personalidades como Pedro Carlos Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, e o presidente da Rota Romântica da Alemanha, Jürgen Wünschenmeyer.
Ao longo de quase uma década, foram realizados investimentos e melhorias para melhor atender ao público. “Muitas árvores foram plantadas, tanto nativas quanto exóticas. O parque foi todo calçado, permitindo ser um passeio totalmente acessível, também tivemos a implementação da audiodescrição, o que foi gratificante e motivo de orgulho. Além disso, houve a construção de um museu na técnica enxaimel inspirada nas construções alemãs ”, destaca Valmor. Ele também cita o momento mais desafiador dessa trajetória, vivenciado durante a pandemia, em 2020, que restringiu a possibilidade de receber visitantes. Já em 2022, o local foi premiado com o ‘Travellers Choice – Os melhores dos melhores’, maior indicação do Tripadvisor, avaliado pelos usuários da plataforma. “Estamos satisfeitos com o que realizamos até aqui e o que ainda projetamos pela frente. Valorizar e contar a nossa história é algo que cultivamos com orgulho, além de bem receber a todos que chegam para nos visitar”, disse Valmor.

Para os 200 anos
Para 2024, a administração do Parque está preparando a construção de um monumento alusivo aos 200 anos da imigração germânica em parceria com a cidade, Emmelshausen, localizada no distrito de Rhein-Hunsrück, estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.