Geral
Mais de 580 metros de obra na rua Graça Aranha frustram moradores

A rua Graça Aranha, no bairro Jardim Bühler. está passando por obras da Autarquia Água de Ivoti no trecho que vai da rua 21 de Abril até a Edvino Cassel, ou seja, mais de 580 metros. A colocação da tubulação está deixando os moradores frustrados. O relato de uma moradora que não quis se identificar, é de confusão. “Lutamos para conseguir a colocação do asfalto aqui na rua e agora, o asfalto praticamente novo, todo atravessado por valetas. Já entramos em contato com a Autarquia e nos informaram que a obra seria em função da água que estava vindo com muita força, mas eles não sabiam disso antes de fazer o asfalto?”, questiona a moradora. Ela acredita que o motivo seja um prédio que está sendo construído no bairro, mas também não considera uma boa justificativa para destruir o asfalto da via. A moradora relatou que a obra iniciou há cerca de duas semanas e aguarda ansiosa pelo fim dela. “Só espero que o asfalto fique bom de novo, mesmo com todos esses remendos”, disse.
A moradora relata que no início da obra, nas valetas que atravessam a rua, era colocada brita, o que causava muito barulho quando passavam carros e caminhões. “Agora estão usando pó de brita, melhorou um pouco o barulho, mas a poeira está terrível. Ainda mais nessa época de fim de ano, que queremos preparar a casa para receber visitas, não adianta limpar, logo está tudo coberto de poeira de novo”, lamentou. Outro morador da rua relatou que, a noite, “é possível sentir a casa tremer quando passam caminhões pelas valetas”. Ele questiona o motivo da obra ter sido feita dessa forma, com um trecho tão longo de valetas abertas. “Por que não fizeram por quadras? Assim poderíamos desviar com mais facilidade. Dessa forma não tem como e passamos pelo trecho esburacado todo o dia com risco de danificar o carro. Além disso, quando chove, o pó de brita escorre e as valetas ficam fundas”, disse.
Resposta da Água Ivoti
Segundo a Autarquia Água de Ivoti, a obra foi realizada para melhorar o sistema de abastecimento, redução de pressões, separação das redes adutora e de abastecimento, e setorização de um novo Distrito de Medição e Controle (DMC) na região. “As obras prioritárias para a melhoria do sistema de abastecimento não acompanham, necessariamente, as demandas e execuções das repavimentações em geral. No ano passado, utilizamos todos os recursos disponíveis para acompanhar e executar a obra da Avenida Presidente Lucena. No caso da obra da Rua Graça Aranha, ela não foi realizada anteriormente porque se trata de uma adequação solicitada ao empreendedor responsável por um prédio construído na região”, destacaram o diretor Geral da Autarquia Água de Ivoti, Adriano Graeff e diretora de Planejamento da Autarquia Água de Ivoti, Bianca Castilho.
Segundo eles, em Ivoti, é prática da Autarquia solicitar aos empreendedores contribuições em forma de obras para garantir a sustentabilidade do sistema de abastecimento, de acordo com o impacto do empreendimento. “Geralmente, essas obras são entregues próximo à conclusão da construção, como etapa necessária para a obtenção do Habite-se. Atualmente, contamos com a Lei Municipal nº 3.726, de 20 de agosto de 2025, que isenta o empreendedor de executar a obra mediante pagamento de um valor pecuniário, ficando a responsabilidade da execução das obras a cargo da Água de Ivoti”, afirmaram.
A expectativa da Autarquia é de que a obra seja finalizada até o fim desta semana.
O Prefeito Valdir Ludwig destacou que o compromisso do município é pelo abastecimento de água da população. “Este ano fomos reconhecidos nacionalmente como um dos seis melhores municípios do país em saneamento. Temos 100% de água tratada na cidade e no interior, nosso pluvial está 100% sob controle, temos a nota máxima em coleta de resíduos e poluição ambiental”, afirmou.