Destaques
Mão única? O que pensa quem trabalha na avenida Presidente Lucena sobre o tema
Ivoti – Uma ideia lançada em uma reunião do Conselho de Trânsito vem dando o que falar em Ivoti. A possibilidade da avenida Presidente Lucena passar a operar em mão-única causou furor, principalmente entre os comerciantes do Centro.
Na manhã de segunda-feira, 20, por exemplo, a reportagem do Diário conversou com 22 pessoas que atuam em estabelecimentos diversos da área central para saber a opinião desses, que serão os principais afetados com a sugestão.
Deste montante, apenas cinco se demonstraram favoráveis, mas ainda assim com certas ressalvas. Um ponto que foi unânime entre todos os consultados foi que essa medida seria inviável, uma vez que as rotas alternativas do município não comportariam o fluxo de veículos. Outra reivindicação presente nas respostas foi a de mais vagas para estacionar no Centro de Ivoti.
A ideia lançada no Conselho de Trânsito primeiro teria que virar projeto. Na sequência, passaria pelas avaliações do DPU e outros órgãos de fiscalização. Mas seria um pontapé para fazer mudanças no resto da av. Presidente Lucena para melhorar o fluxo e o deslocamento. É o que apontou o diretor de Trânsito, Fabrício Ramme. “São hipóteses, discussões e ideias que estamos dialogando no conselho. Nada certo”, esclareceu o diretor.
Confira as respostas dos entrevistados:
A FAVOR
Gerson Wagner, comerciante, Sorveteria Kika
“Acredito que toda mudança é positiva, porém, as ruas paralelas não são estruturadas para receber o fluxo de veículos que ocasionaria. Além dos condutores que não respeitam as sinalizações nos outros cruzamentos” .
Débora Baumgarten, florista, Floricultura Tulipa
“Acho uma idéia ótima. Inclusive já sugeri várias vezes fazer estacionamento rotativo na via. Com isso, seria bem mais organizado na hora dos motoristas procurarem vagas”.
Fabiane Caroline da Silva, estagiária, Lojas Kinei
“Seria bom, facilitando para as pessoas estacionarem e trafegarem”.
Maxwel Canova, técnico em óptica, Óptica Canova
“Sou a favor se melhorarem as vagas para estacionamento. Teríamos espaço para fazer isso caso a avenida fosse transformada em mão única”.
Derli Grutzmann, gerente, A Legítima Super 10
“Sou favorável à mudança,mas ainda precisamos de mais vagas de estacionamento”.
CONTRA
Fabiane Alves Kray, atendente, Farmácia Tchê
“Acho melhor do jeito que está. Se mudasse, as pessoas teriam que fazer vários retornos para ter acesso ao comércio”.
Márcia Meireles, vendedora, Loja Econômica
“Iria ficar bem ruim, afinal, onde os motoristas deixariam os seus carros?”.
Aline Tainara Linck, vendedora, Lojas Lebes
“Seria horrível. Além do mais, tiraria toda a visibilidade do comércio”.
Ederson Martins, vendedor, Lojas Lebes
“A principal dificuldade seria o estacionamento de carga e descarga. Dificultaria para o caminhão que traria as mercadorias”.
Roberto Bondan, comerciante, Armazém 23
“Não vejo viabilidade para esse projeto. Talvez mais vagas para estacionar seria uma ideia bem mais útil”.
Pâmela Minuzzo, gerente, Lojas Kinei
“É uma questão bem complicada. Ivoti é pequena demais para ter a via principal como mão única. As pessoas que vêm de fora não vão conseguir utilizar facilmente as vias laterais”.
Sandra Hepp, vendedora, Loja Bons Amigos
“Acho ruim. Precisamos é de mais estacionamento para os nossos clientes. Isso mais atrapalharia do que ajudaria os comerciantes”.
Valmir Berndt, gerente, Lojas Benoit
“Seria muito complicado a carga e descarga dos caminhões. Colocaria até em risco a vida dos carregadores. É bom para o município, mas ruim para o comércio”.
Marcos Schumann, proprietário, Eliane Modas
“Isso é inviável e prejudicaria principalmente o comércio. Teríamos que criar outras alternativas para o estacionamento, isso sim”.
Diovana Daniele Rodrigues,vendedora Bom Jardim Calçados
“Iria complicar ainda mais o trânsito, aumentando o fluxo de veículos na avenida”.
Sabrina Staudt, balconista, Farmácia Vida
“Acho que não seria bom. Podemos ver pelas vezes que a avenida fica trancada em algum trecho e o trânsito em uma via fica complicado”.
Débora Paula Schuster, vendedora
“Não acho uma boa ideia. Não temos ruas paralelas decentes para fazer esse tipo de iniciativa. É completamente inviável”.
Manuela Schaffer, vendedora, Moça Bonita
“Não sei se vai ser viável. Do jeito que está atualmente, quase não temos locais para estacionar”.
Maurício José Breitenbach, empresário, Bar do Pitt
“Não se pode tornar a via principal e mais tradicional de Ivoti em mão única. As rotas alternativas são insuficientes para atender a demanda que isso acarretaria”.
Não quis se identificar
“Trabalho há nove anos aqui em Ivoti e acredito que seria ruim. Se já é um caos estacionar desse jeito, imagine com essa mudança”.
Não quis se identificar
“O trânsito aqui é complicado. Seria melhor deixar do jeito que está está. Sem contar que essa ideia é inviável”.
Não quis se identificar
“É uma incógnita. Não sei se as pessoas iriam se adequar”.