Geral
Médicas colombianas visitam a Saúde de Nova Petrópolis
Elas estão produzindo um trabalho que será apresentado em evento internacional
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Três médicas que fazem Residência em Medicina na Universidade Pedagógica e Tecnológica (UPTC), de Tunja Boyacá, na Colômbia. Angela Jhoann Alvarez Pineda, Claret Jhelitza Riay Correa e Karen Tatiana Gamba Malagón, visitaram Nova Petrópolis no mês passado e visitaram diferentes serviços de Saúde do município. O resultado das observações irá compor um trabalho acadêmico, que será apresentado em evento universitário internacional.
As médicas afirmaram que o objetivo da visita foi conhecer a Estratégia de Saúde da Família de Nova Petrópolis, reconhecida como uma experiência exitosa em medicina de família. “Vimos que o Brasil, sendo um país tão grande, administra a saúde de formas diferentes em cada região, de acordo com o território”, conta Angela Pineda.
O grupo colombiano também disse ter recebido boas referências sobre o modelo de serviço de saúde oferecido no município e dos seus benefícios, por isso irão usar Nova Petrópolis como estudo de caso para um trabalho que será levado a um evento internacional da universidade na qual estudam.