Geral
Memorialista Ovidio Hillebrand será o homenageado da Semana do Livro
Estudantes participarão de atividades promovidas pela Biblioteca na segunda metade de abril
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O memorialista Ovídio Hillenbrand, morador de Linha Imperial, será o homenageado da 17ª Semana do Livro, que ocorre em Nova Petrópolis de 15 a 30 de abril, na Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva. Além de memorialista, Ovídio é professor e guia do museu da Família Hillebrand, de Linha Imperial, e conhecido pelo trabalho de resgate histórico sobre a imigração alemã através de seus registros familiares. A programação está inserida na Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e contará com palestras abertas à comunidade.
ATIVIDADES COM AS ESCOLAS – Susana Carrasco, bibliotecária em Nova Petrópolis, explica que durante a Semana do Livro os estudantes dos 7º anos do ensino fundamental irão participar de atividades na Biblioteca Pública, com aproximadamente 50 minutos de duração. O objetivo é que os alunos desenvolvam uma tarefa individual, envolvendo leitura, sobre a imigração alemã, tendo como referência a obra “Relíquias de uma vida”, do memorialista Ovidio Hillebrand. São esperados cerca de 250 estudantes durante os 15 dias de programação. Além das atividades com os estudantes, também estão previstas palestras neste período, tratando sobre a imigração alemã. A programação completa será divulgada em breve.
Semana Estadual do Livro
A 17ª Semana do Livro de Nova Petrópolis está inserida na programação da Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura. O evento tradicionalmente homenageia os escritores Monteiro Lobato – considerado pai da literatura infantil brasileira – e Miguel de Cervantes – autor da obra Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno. Neste ano, também fará referência ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, através da leitura da obra do memorialista Ovidio Hillebrand, homenageado do evento de 2024.