/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Menino de 10 anos morre vítima de meningite na Serra

07/10/2019 - 20h44min

Atualizada em 07/10/2019 - 20h48min

Caxias do Sul – Um menino de 11 anos morreu vítima de meningococcemia, um tipo de doença meningocócica, na manhã do último sábado(6), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte.

Theillor Martins Matos, deu entrada na UPA, levado pelos pais, na noite de sexta-feira (4). Ele apresentava quadros de vômitos e foi atendido, medicado e liberado. Na manhã de sábado, a mãe notou manchas vermelhas e o levou novamente à unidade. Durante o atendimento, ele morreu após sofrer paradas cardíacas.

Devido à evolução repentina e a gravidade do quadro clínico do menino, não foi possível a coleta de sangue ou líquido da medula para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável pelas confirmações da doença no estado. Entretanto, devido aos sintomas e à rápida evolução da doença, chegou-se ao diagnóstico positivo para a bactéria meningococo.

A Escola Municipal Abramo Pezzi, em que Theillor estudava, cancelou as aulas nesta segunda-feira. O menino estava estudando normalmente até a sexta-feira e não apresentava sintomas. Ele chegou, inclusive, a fazer aulas de educação física.

Com a notificação da confirmação da doença, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e Secretaria Municipal de Caxias do Sul estabeleceram medidas preventivas na escola. Os colegas de turma vão receber tratamento preventivo com antibióticos, assim como os familiares e professores que tiveram contato com a criança.

Este foi o sétimo caso de morte por doença meningocócica no Rio Grande do Sul em 2019. A transmissão da doença se dá por contato direto, por meio de secreções respiratórias. A maioria dos casos é justamente da menigococcemia, que causa infecção generalizada.

 

Fonte: GaúchaZH

 

Sair da versão mobile