Geral
Menino é salvo de afogamento em piscina na cidade de Ivoti
Por Luis Soares
Ivoti- O menino de 13 anos que foi salvo após se afogar em uma piscina, na cidade de Ivoti, se chama Arthur Joceli Riva Bianck. O incidente ocorreu na quarta-feira, 07, na rua Régis Bittencourt, bairro Harmonia. Segundo relato da família, o adolescente estava tomando banho na piscina, por volta das 16h30, quando começou a apresentar dificuldades para se manter na superfície, chamando a atenção da mãe, Cleonice Riva, e de um amigo que estava no local, Tailon Gabriel Amaral.
Ao perceberem a situação de risco, Cleonice e Tailon agiram rapidamente e conseguiram retirar o menino da água. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e, ainda durante o atendimento inicial, repassou orientações por telefone sobre os procedimentos de primeiros socorros que deveriam ser realizados até a chegada da equipe de resgate. E imediatamente Tailon assim os fez.
As instruções dos bombeiros foram essenciais para garantir a estabilidade da vítima, que apresentava sinais de afogamento. Mas a ação rápida foi decisiva para evitar consequências mais graves e até mesmo a morte do menino.
Relato da mãe
Cleonice, que mora em Dois Irmãos, relatou com muita emoção o que aconteceu. Segundo ela, Arthur estava brincando na piscina na casa do tio, quando tudo aconteceu. Ela fala que o Artur está vivo graças à agilidade do Tailon e as orientações dos bombeiros.

Cleonice e Arthur celebrando a vida
“Nós estávamos na casa do meu irmão em Ivoti, em uma visita, pois moramos em Dois Irmãos, quando o Arthur pediu para sair da água, porque estava cansado, por volta das 16h30. Então fui pegar a toalha, e quando me virei não vi mais ele. Quando cheguei perto da piscina, ele estava de bruços e desacordado. Me desesperei e puxei ele pela camiseta e chamei o Tailon. Que prontamente retirou ele da água mas não resolveu. Então ligamos para os bombeiros e eles fizeram a orientação dos primeiros socorros. Colocamos ele na calçada e por telefone o soldado Calçada pediu para fazer a manobra de reanimação e meu filho acordou. Logo em seguida os bombeiros chegaram e levaram ele para o hospital”.
Tailon manteve a calma para reanimar Arthur
O herói do ocorrido, Tailon, contou com muita emoção, como foram os minutos de desespero na tentativa de reanimar Arthur. Ele contou que há poucos minutos sua esposa havia convidado ele para ir para casa.

Tailon o herói sem capa do Arthur
“Nós estávamos brincando na piscina na casa da minha irmã, que é cunhada da Cleonice, com o Arthur e meu sobrinho, e minutos antes minha esposa havia me convidado para ir para casa, para dar banho no neném, pois tínhamos um aniversário em Estância Velha. Eu falei para eles que iriam sair. Quando peguei minha toalha fui para perto da piscina e quando olhei já vi ele boiando de bruços. Achei que era uma brincadeira, mas quando peguei ele na borda da piscina, vi que ele estava desacordado. Eu fiz algumas manobras de desengasgo e reanimação. Mas ele não acordou. Então chamaram os bombeiros e o soldado Calçada pediu para mim seguir as orientações e fiz massagens no peito dele. E logo depois ele acordou. A ambulância dos bombeiros chegou e o Arthur já estava acordado. Então levaram ele para o hospital. O Arthur está vivo, graças a Deus e a agilidade dos bombeiros”.
A piscina onde tudo aconteceu
Sargento Everton falou sobre o caso
Sargento salienta a importância de seguir as orientações
“Recebemos esse chamado de emergência de afogamento. No qual se tratava de um afogamento de um adolecente de 13 anos. Então deslocamos uma ambulância até o local e fomos orientando os familiares a fazer os procedimentos corretos até a chegada da equipe no local. Todas manobras foram realizadas corretamente por conta disso o garoto sobreviveu”.
Orientação dos bombeiros
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da atenção constante em áreas com piscinas, especialmente quando há crianças e adolescentes, além da necessidade de conhecimento básico em primeiros socorros para situações de emergência.


