Geral

Mês de fevereiro deve ser de pouca chuva e temperaturas elevadas no Estado

02/02/2026 - 09h05min

Foto: freepik

O mês de fevereiro deve ser marcado por pouca chuva e temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão da MetSul Meteoreologia, o estado deve registrar um mês com chuva abaixo da média, especialmente no Sul do território gaúcho, enquanto as regiões Norte, Leste e Nordeste devem apresentar uma maior propensão a episódios de pancadas de chuva localizadas. O último mês, do considerado verão meteorológico, que inclui dezembro e janeiro, não costuma ser muito chuvoso na maioria das áreas.

A irregularidade da chuva é uma característica comum do verão no estado, com volumes determinados por pancadas isoladas que podem trazer acumulados altos em curto período em pontos isolados. Apesar da chuva irregular, o forte calor deve provocar pancadas de chuva localizadas com risco de temporais, incluindo vendavais e granizo. As regiões Norte, Leste e Nordeste do estado são as mais propensas a esses eventos.

A temperatura deve ficar perto ou acima da média na maior parte do Sul do Brasil, com os maiores desvios no Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina. É provável que sejam registrados dias de calor excessivo, com temperaturas máximas ao redor e acima de 40ºC em vários municípios.

A primeira semana de fevereiro deve ter chuva excessiva em áreas do Leste de Santa Catarina e do Paraná, enquanto o restante da região deve registrar chuva perto da média com maior irregularidade. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode trazer chuva abundante para áreas mais ao Leste do Sul do Brasil, exceto o Litoral Sul gaúcho.

Sair da versão mobile