Geral
Ministério da Saúde aponta que surto de toxoplasmose “está desaparecendo”
Santa Maria – Um representante do Ministério da Saúde afirmou, nesta segunda-feira, que o surto de toxoplasmose na região de Santa Maria está desaparecendo. “O gráfico aponta que o maior pico passou”, comentou Renato Vieira Alves, coordenador-geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Ele reconheceu que “não existem dados até o momento que apontem a origem do surto”. O material apurado (foram aplicados 160 questionários junto às pessoas diagnosticadas com toxoplasmose e, também, coletado sangue) continua sendo investigado, entretanto.
Vieira Alves destacou que a principal preocupação é a de não faltar atendimento e medicamentos para os pacientes que tiveram a doença confirmada, continuar a investigação e alertar para a prevenção; sem descartar o retorno dos técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSus) para a região.
Novo boletim da doença, divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde e prefeitura, aponta que o número de casos confirmados passou de 510 para 569, sendo que 50 destes envolvem gestantes. Desde o início da investigação, em 16 de abril, houve 1.430 notificações, com 1.103 registros suspeitos. Destes, além dos confirmados, há 312 casos em investigação e 222 descartados. O boletim também mostra três óbitos fetais e dois abortos em razão de toxoplasmose.
Leia também:
Voluntárias querem comprar respirador para ajudar a salvar vidas em Dois Irmãos