Geral
Mobilidade urbana de Nova Petrópolis e rotas alternativas são temas de reunião
Solução para os trechos problemáticos foi um dos assuntos abordados
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Uma reunião na semana passada na Câmara de Vereadores debateu a mobilidade urbana e possíveis rotas alternativas em Nova Petrópolis O evento reuniu autoridades, ex-funcionários da Prefeitura, ex-prefeitos, ex-secretários do setor de Planejamento, representantes de associações de moradores, do Conselho do Plano Diretor e da CDL que participaram da reunião. O objetivo foi buscar possíveis soluções para os trechos problemáticos da Av.15 de Novembro e ERS-235, além de debater quais rotas alternativas poderiam ser construídas no município.
Em primeiro momento, a reunião apontou todos os grandes problemas enfrentados na mobilidade urbana. Um dos maiores problemas é o fluxo no final do dia, quando sempre há congestionamento por um período e o trânsito fica bastante lento entre centro e Pousada da Neve. Algumas ideias foram debatidas, entre elas a duplicação da Av.15 de Novembro, municipalização da ERS-235 e construção de ciclovias.
A presidente da Câmara, Kátia Zummach (PSDB), disse que o intuito de convidar ex-funcionários do Planejamento e ex-prefeitos foi de debater quais soluções já foram pensadas nas antigas Administrações para os problemas de trânsito em Nova Petrópolis, discutindo o que seria viável atualmente. “Falamos sobre mobilidade urbana há décadas, precisamos questionar onde erramos e onde acertamos, qual é a solução para os trechos problemáticos da ERS-235, quais obras, projetos e reuniões já foram realizadas”, destacou Kátia.
NOVO ENCONTRO – Foi decidido que em cerca de 15 dias será realizado um novo debate, com a apresentação de um projeto de mobilidade urbana que abrange os trechos problemáticos da Av. 15 de Novembro e da ERS-235, trazendo possíveis soluções para as vias. Conforme a Câmara, serão convidadas as mesmas autoridades e representantes.
Planejamento não compareceu
Darlei e Martim tinham compromissos e não compareceram ao evento. Quem também não esteve lá, mesmo convidada, foi a secretaria de Planejamento, que enviou um ofício após o encontro. No documento a secretaria diz que já fez reuniões com a Acinp e o Conplad para tratar do assunto. Também disse que há tratativas para o traçado alternativo da via interbairros mas que ainda dependem de negociações para doações e ou desapropriações, e que por esse motivo não podem ser levadas ao público e qualquer publicidade precipitada poderia interferir no projeto.