Conecte-se conosco

Geral

Monitores Ecológicos fazem juramento e participam de circuito de atividade na programação da Semana do Meio Ambiente

07/06/2018 - 08h50min

Dois Irmãos – “Prometo, durante o exercício de Monitor Ecológico, trabalhar ativamente em todas as questões que envolvam meio ambiente, seja dentro ou fora da escola, a fim de lutar pela conscientização da preservação ambiental de nossa escola, bairro ou cidade”. Este foi o juramento que os 168 estudantes de oito escolas municipais e uma da rede particular de Dois Irmãos fizeram para integrarem o Projeto Monitores Ecológicos de Dois Irmãos, na tarde desta quarta-feira (06), no Complexo do Esportivo Municipal de Dois Irmãos, no Bairro Vila Rosa.
O Projeto é oferecido pela Administração Municipal de Dois Irmãos, através da Secretaria de Educação. O juramento dá início ao trabalho em defesa do meio ambiente dentro das escolas participantes: Primavera, Matheus Grimm, Felippe Wendling, Albano Hansen, Paulo Arandt, Arno Nienow, 29 de Setembro, Carlos Rausch e Colégio Imaculada Conceição.
Após o ato solene, os monitores participaram de um circuito de cinco atividades práticas/pedagógicas: momento do lanche preparado pelas serventes das escolas, espaço da Vigilância em Saúde sobre animais peçonhentos e cuidados contra o Aedes Aegypti, plantio de 16 mudas de árvores nativas no Complexo Esportivo (um Manacá-da-Serra, uma Quaresmeira, dois Cocão e 12 Pitangueiras) coordenado pelo Departamento de Meio Ambiente, jogos cooperativos com coordenação do Departamento de Desporto e bate-papo sobre “Reciclagem do lixo” com a equipe da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores e Catadores de Dois Irmãos.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Denise Maria Maldaner, ressaltou em sua fala, que hoje é um dia especial para os monitores ecológicos. “Eu sei que os aprendizados que estão adquirindo dentro do Projeto vão levar na mente e no coração. Quando se faz um juramento, ele precisa ser cumprido, e eu sei que vocês vão cumprir”, disse Denise.
Segundo a bióloga Ivana Soligo Collet, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, cabe ressaltar o esforço que a Administração Municipal faz em oferecer o Projeto Monitores Ecológicos nas escolas e os professores que as atividades com os alunos.

Leia mais:
Prefeitura abrirá concessão dos espaços da área de alimentação da Praça do Imigrante
Facção planejava executar juiz, três policiais civis e resgatar mais de 30 presidiários
Caminhão emplacado em Novo Hamburgo mata pedestre atropelado em Rio Grande

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.