Geral

Morador de Nova Petrópolis é premiado no festival de filmes culturais da Hungria

12/09/2023 - 14h22min

Atualizada em 12/09/2023 - 14h24min

Henryco e a esposa (casal do centro) com o certificado e a premiação (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Henryco Costa venceu o Prêmio do Público com o documentário “Baxtale”

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis/Budapeste – O cineasta brasileiro Henryco Costa, 34 anos, foi premiado no Kulturális Filmek Fesztiválja, o Festivak de Filmes Culturais da Hungria. Morador de Nova Petrópolis desde 2020, Henryco venceu o prêmio do Público com o documentário Baxtale, que conta a história de uma banda gaúcha que se dedica às músicas da cultura húngara. O filme foi gravado no ano passado no Instituto de Arquitetos do Brasil, em Porto Alegre. “Estou muito feliz com esse prêmio, ainda mais por ser a primeira pessoa de fora [da Hungria] a ganhar uma premiação”, disse.
Henryco é descendente de húngaros e tem cidadania húngara. A noiva dele também é húngara, mas eles se conheceram no Brasil e hoje, juntos, decidiram viver em Nova Petrópolis. Ele também é envolvido com a cultura local e dança no Volkstanzgruppe Freundschaftkreis, da Vila Olinda. Aventureiro, o cineasta já visitou 42 países e morou na Austrália, no Canadá e fez mochilão pela Ásia. Na vida profissional, se formou em publicidade pela ESPM e trabalhou em canais de TV como o SBT e a MTV.

O Festival
O Kulturális Filmek Fesztiválja é um festival anual que premia os melhores documentários sobre pessoas que fazem algo pela cultura húngara. O tema do concurso deste ano foi a cultura húngara local. Durante a competição, concorreram filmes-retratos com duração máxima de 5 minutos e 30 segundos, nos quais húngaros que vivem e transmitem exemplarmente os valores da cultura húngara e o seu papel no fortalecimento da nação em determinado país.
Este festival de cinema online é único no mundo, porque segundo os organizadores, não basta aqui fazer um bom filme. Os criadores devem também garantir que os filmes sejam assistidos. Dos cinquenta candidatos, 42 cumpriram as rigorosas regras do concurso, dos quais 24 filmes chegaram à final após as atividades sociais realizadas nas redes sociais. Com base nas pontuações do júri, os criadores de 15 filmes puderam ouvir pessoalmente a avaliação do júri, após a qual foram entregues os 15 prêmios. Zoltán Vladucz foi o grande vencedor de 2023.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário