Geral

Morador de rua causa incêndio de grandes proporções em área verde do Veneza

11/02/2026 - 18h07min

Atualizada em 11/02/2026 - 18h21min

Um morador de rua de 33 anos quase causou um desastre no município de Estância Velha na tarde desta quarta-feira. Ao tentar realizar a queima de fios, para utilizar o cobre pra venda e compra de drogas, ele acabou por iniciar um incêndio de grandes proporções, numa área verde existente no bairro Veneza.

Tudo começou por volta das 16 horas quando o homem colocou fogo em fiações para queimar o plástico e poder revender o cobre na troca por drogas. Como o clima está seco e quente o fogo rapidamente se espalhou atingindo uma área verde no loteamento Veneza em Estância Velha e tomando grandes proporções. O fogo chegou a atingir mais de 500 metros quadrados de área, chegando próximo à residências.

 

 

 

A Guarda Civil Municipal foi acionada, e através do seu Grupamento Especial Ambiental (GEA), chegou rapidamente ao local, detendo o indivíduo e acionando o corpo de bombeiros. Os bombeiros combateram as chamas e conseguiram evitar que o povo se alastrasse pelo mato, podendo chegar a uma área de residências próximo dali.

Conduzido à delegacia de polícia, o homem informou que o local é frequentemente utilizado por outros usuários de drogas para queima de fios, e que, como nunca havia feito isso, na tentativa de hoje acabou por perder o controle e o fogo atingir mato rasteiro e seco. Ele foi autuado por incêndio culposo (sem intenção), e responderá pelo crime em liberdade.

A Guarda Municipal isolou o local, e a polícia civil solicitou perícia, para averiguar os danos causados ao meio ambiente, podendo o crime ser qualificado (agravado), se tiver árvores nativas ou protegidas atingidas.

 

 

O responsável pelo GEA da GCM, Everton Morschel, alerta para os cuidados com o fogo nessa época de seca e calor:
“Nessa época de tempo e vento seco, deve-se aumentar os cuidados com inflamáveis, pois qualquer descuido pode acarretar desastres e tragédias. Essa ocorrência só não foi pior, devido a rapidez do corpo de bombeiros e ao mato ser baixo e rasteiro, não dando tempo de atingir a área residencial”, finalizou o GCM.

A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pela comunidade nas 24 horas do dia, através dos telefones 51 35619278, 51 35610192 ou ainda, apenas discando 153.

Sair da versão mobile