Geral
Moradores da Rua Ereda Weber denunciam alagamentos recorrentes no bairro União, em Estância Velha
Por Luis Soares
Os moradores da Rua Ereda Weber, no bairro União, em Estância Velha, pedem providências urgentes das autoridades municipais para solucionar problemas de alagamentos que vêm se repetindo em dias de chuvas intensas. Segundo relato de uma moradora, que preferiu não se identificar, na terça-feira de Carnaval (17), durante as fortes chuvas que atingiram a região, a via ficou completamente inundada. A água e o barro invadiram sua residência, causando prejuízos materiais e danos estruturais.
De acordo com a moradora, a enxurrada teria descido de uma encosta onde está em construção um condomínio de alto padrão. Ela afirma que após o início das obras, os problemas se intensificaram.
O barro tomou conta do pátio
Após o episódio mais recente, ocorrido na terça-feira, 17, feriado de carnaval, os responsáveis pelo empreendimento teriam enviado caminhões para limpar o pátio da residência atingida e realizar a sucção do barro das tubulações externas. Trabalhadores também auxiliaram na retirada do barro de dentro da casa, além da limpeza de bueiros e da rua.
Ainda assim, a moradora relata que esta é a terceira vez que sofre com alagamentos em períodos de chuva forte. Segundo ela, os prejuízos incluem perda de móveis e comprometimento da estrutura do imóvel.
Água invadiu a residência
Endividada
“Estou endividada com empréstimos que já fiz das outras vezes que a água entrou. A Prefeitura não se mobilizou nem com a limpeza. Não tenho recursos e estou contando com ajuda financeira de amigos e familiares. Eu não tenho mais vida nesses últimos anos, eu não durmo, tenho pavor de ouvir falar que vai chover, não consigo passear por medo de deixar minha casa e acontecer uma desgraça”, desabafou.
Os moradores cobram fiscalização das obras, avaliação das condições de drenagem da área e medidas preventivas para evitar novos transtornos. A comunidade aguarda um posicionamento do poder público sobre as providências que serão adotadas.
A prefeitura enviou uma nota explicando a situação
Na terça-feira, 17, a Prefeitura acionou a empresa responsável pela execução do condomínio. Empreendedor e técnico responsável pela obra estiveram no local. Uma família que teve a casa atingida está sendo transferida para casa locada pelo empreendedor, que está providenciando a limpeza do imóvel atingido e reparos necessários, na casa citada, a Prefeitura teve acesso nesta quarta, 18, pela manhã. Empreendedor está em contato com proprietário para dar encaminhamento às ações necessárias. A Prefeitura está acompanhando as ações, além disso, as ações para mitigar e sanar problemas na área do empreendimento, limpeza das vias públicas e desobstrução da rede pluvial, também iniciaram no mesmo dia do ocorrido.