Geral

Moradores de Nova Petrópolis já podem emitir guias para pagamento de impostos

08/02/2023 - 11h21min

Igual ao ano passado, neste ano a Prefeitura não enviará as cobranças pelos Correios (CRÉD. ADRIANA RABASSA/PMNP/DIVULGAÇÃO)

Documentos do IPTU, ISSQN fixo e taxas podem ser emitidos por site e APP
Por: Gian Wagner Baum
Nova Petrópolis – Já está disponível aos moradores, pelo site da Prefeitura e pelo aplicativo CidadeMOB, os carnês para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) fixo, assim como a Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e/ou Funcionamento dos estabelecimentos, para 2023. É importante que o morador preste atenção aos prazos para pagamento em cota única. As guias do IPTU e ISSQN podem ser emitidas até 10 de abril com desconto. Já o prazo para emitir a guia das Taxas se encerra em 28 de fevereiro. Da mesma maneira como foi feito no ano passado, a Prefeitura não enviará os documentos para pagamento pelos Correios, fornecendo apenas pelo meio digital. Essa medida atende aos cuidados com a economicidade, agilidade e preservação do meio ambiente, dentro da perspectiva da Prefeitura Digital.

PASSO A PASSO – Para emitir pelo site da Prefeitura a guia para pagamento, basta acessar o endereço www.novapetropolis.rs.gov.br, entrar na aba específica de cada imposto – “IPTU”, “ISSQN” ou “Taxas” – e inserir os dados solicitados. Pelo site também é possível acessar pelo botão “Para o cidadão” e seguir o caminho Atendimento ao Cidadão/Área pública-Acesso rápido/2ª Via Carne (não vencido), informando os dados pedidos.
Caso a pessoa opte por emitir as guias pelo aplicativo CidadeMOB, poderá fazer a instalação no seu smartphone gratuitamente, baixando na loja de aplicativos do celular. Para emitir, terá que seguir o passo a passo indicado dentro do aplicativo.

Prazos com desconto
IPTU – A Secretaria da Fazenda lembra aos proprietários de imóveis que se optarem pelo pagamento em cota única do IPTU até 10 de abril, haverá o desconto de 10% no valor do imposto. Em caso de quitação parcelada, o primeiro vencimento será 10 de maio, com a possibilidade de dividir o total do imposto em até oito prestações, com valor não inferior a R$ 30,00.
ISSQN – Aos profissionais autônomos e liberais que emitirem o documento para quitar em parcela única o ISSQN fixo de 2023, o Município também irá oferecer 10% de abatimento no valor. Quem escolher a forma parcelada, poderá pagar em três prestações, com início em maio e término em julho.
TAXAS – No caso da Taxa de Fiscalização, é preciso se atentar ao prazo de pagamento, que se encerra em 28 de fevereiro. A taxa é cobrada de forma antecipada sem a opção de desconto, dos proprietários de empreendimentos ou profissionais autônomos, sediados em Nova Petrópolis. Ao longo do ano, os fiscais do Município irão realizar visitas fiscalizatórias para conferir se os estabelecimentos estão de acordo com as liberações emitidas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário