/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Exclusivo assinantes

Moradores do Muckenthal estão sem energia elétrica desde a madrugada de segunda-feira

31/10/2019 - 17h57min

Atualizada em 31/10/2019 - 18h02min

Morro Reuter – No município foram vários os registros de falta de energia elétrica, mas a região mais atingida foi o Muckenthal, que devido a um rompimento de cabo de energia às 5h da madrugada da segunda-feira, 28, ainda permanecia sem luz no início da noite de ontem, “Isso que fazem com a gente é uma falta de consideração. Nosso problema é apenas um fio arrebentado. Podiam consertar logo e já resolveria para mais de 10 famílias. A RGE está sabendo do nosso problema há bastante tempo. Já fizemos vários protocolos e fomos pessoalmente, mas não adiantou. Até já passaram várias vezes aqui na frente de caminhão, mas nem param. Só neste ano já é a terceira vez que ficamos sem luz: Uma foi de dois dias, outra de quatro dias e mais essa desde segunda-feira. A nossa região sempre tem os mesmos problemas. Muita queda de luz porque os galhos arrebentam ou porque os fios estão baixos e encostam na vegetação. A geladeira já descongelou e o freezer ainda não abrimos, mas temos medo de perder toda a comida que está ali guardada. Só queremos que isso seja resolvido logo”, destaca Ida Terezinha Rambo. Na mesma situação estão os familiares Nilvo Roque Olbermann e Ladi Maria Olbermann, além de aproximadamente outras 10 famílias.

Fios caídos no Muckenthal. (foto: Rogério Savian)

Novas armas reforçam o combate ao crime em Dois Irmãos

Fazenda Padre Eterno

A queda de um poste, que pegou fogo, ainda na terça-feira, 29, deixou dezenas de moradores sem fornecimento de energia elétrica nas localidades de Fazenda Padre Eterno e Vila Backes e Frankenthal. No final da tarde de ontem o serviço de conserto ainda não havia sido concluído e os clientes permaneciam sem luz. Uma equipe trabalhava na substituição do poste que fica no acesso à Fazenda e ao Frankenthal. Em Fazenda Padre Eterno, o agricultor Sewaldo Renner, 71 anos, está sem luz em casa desde a manhã da terça-feira. “O problema é que estamos com o freezer cheio de carne. Daqui a pouco começa a estragar tudo. A geladeira já descongelou. Sempre morei aqui e há quase 40 anos tenho energia elétrica. Sempre tivemos problema e quando falta luz somos os últimos a serem atendidos. Eu não tenho gerador e a água precisa ser bombeada. Como acabou a da caixa, estamos buscando de balde. A gente liga para a RGE, mas eles nem nos dão uma previsão de quando vai voltar. Já tive que colocar fora vários baldes de leite, que estragaram. É triste ter que perder os alimentos. Ficar sem luz dessa maneira e por tanto tempo”, destaca.

Sewaldo mostra os alimentos estragando na geladeira (foto: Rogério Savian)

 Santa Maria do Herval

Mais de 50 horas sem energia

Até o fechamento da edição, os moradores da localidade de Padre Eterno Baixo, no interior de Santa Maria do Herval, estavam sem energia elétrica já há 54 horas.

Conforme os próprios moradores, estão sem energia desde às 11h da manhã de terça-feira, dia 29, quando a energia foi desligada pela RGE devido a um poste torto na Vila Kunst, logo após o Posto Seger. O poste foi arrumado pela empresa na manhã de quarta-feira, porém, ao religarem os fusíveis, as chaves de diversos pontos da localidade de Padre Eterno Baixo caíram, em consequência das árvores que estavam sobre a rede.

Castração gratuita é somente para pessoas de baixa renda em Herval

“Não sei como conectaram a energia sem, primeiro, verificar a rede para averiguar se estava tudo certo”, disse uma moradora que, inclusive, já perdeu vários alimentos que descongelaram. “E é incrível como as comunidades mais distantes, do interior, são desassistidas pela RGE em momentos como esses. Sabemos que houve muitas avarias, mas, ficar tanto tempo sem energia, é um descaso”, afirma a moradora.

O que diz a RGE

O Diário entrou em contato com a RGE, que por nota, informou que “As equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento a todos os clientes atingidos, todo contingente da concessionária está mobilizado com este objetivo”.

 

Sair da versão mobile