Geral
Moradores questionam forma de cobrança da Água de Ivoti
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – Alguns munícipes tiveram dúvidas quanto a forma de cobrança de água da Autarquia de Ivoti. Segundo relatos, questionou-se sobre o excesso de juros em atrasos ou aumento repentino do consumo apontado pelo hidrômetro.
Perguntado sobre os juros, o diretor da Água de Ivoti Adriano Graeff, comentou que o valor cobrado pelo atraso segue o Código Tributário do Município. Além disso, tem a coleta de 2% sobre o valor, 1% de juros por mês e o cálculo dos meses de atraso.
Graeff também lembrou que quando o usuário atrasa, os juros são cobrados logo no mês subsequente, junto com uma notificação, contendo as explicações do motivo da multa. “O próprio sistema analisa e calcula o valor para o próximo mês”, explica.
Excesso de consumo
Com relação a outra demanda apontada por morador sobre aumento do consumo, Graeff aponta que a situação deve ser avaliada caso a caso. O diretor da Autarquia destaca que foram trocados os hidrômetros, porque havia antigos que mal marcavam o consumo correto. “Tinha equipamentos que nem mexiam, mesmo com consumo de água”, disse Graeff. Os hidrômetros têm um prazo de vida útil de cinco anos.
Caso o morador perceba que existe um aumento exagerado de consumo, ele pode entrar em contato com a Autarquia e, caso seja necessário, poderá avaliar se existe um problema.
Por Geison Machado Concencia