Geral

Moradores reclamam de possível corte de jabuticabeira centenária

29/11/2022 - 16h55min

Atualizada em 29/11/2022 - 17h11min

Carlos Alberto em frente a Jabuticabeira centenária (FOTO: Geison Machado Concencia)

Prefeitura diz que proprietário tem autorização para fazer o corte

Por Geison Machado Concencia

Ivoti – Comunidade do bairro 25 de Julho estão preocupados com o possível corte de uma Jabuticabeira centenária para a construção de uma rua. Ela está localizada próximo à rua Dom Pedro II e constantemente frequentada pela vizinhança que habita naquela região.

A preocupação surgiu depois que um morador viu o tronco dela marcada com número, intuindo que se trataria de um possível corte, já que está em uma propriedade privada. Porém, mesmo não sendo numa área pública, as pessoas lamentam pela retirada, já que se trata de uma Jabuticabeira muito antiga, tendo sido frequentada por gerações, como a mãe do sapateiro José Frohlich, de 66 anos. “A minha mãe quando era criança contava histórias daquela árvore e dizia que ela já era antiga”, disse.

Carlos Alberto, 57 anos, lamenta a possível retirada da espécie. Segundo ele, a área onde fica a Jabuticabeira é muito frequentada pelos moradores da vizinhança, pois dá uma quantidade grande de frutos. “Às vezes, quando venho para cá, tem bastante gente colhendo seus frutos. Há muitos anos ela está ali e lamentaria a sua derrubada. Acho que é possível fazer uma rua, sem cortá-la”, comentou Carlos.

Resposta da Prefeitura

De acordo com o prefeito Martin Kalkmann, desde que o dono do empreendimento tenha todas as licenças e autorizações para fazer a rua, não há nada que o impeça de fazê-lo. Apenas haveria uma restrição se se tratasse de corticeiras ou figueira nativas. Como não é o caso, o proprietário, com a devida autorização em mãos, pode cortá-la.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário