Geral
Morre Maria Weber, do Pinhal Alto, aos 100 anos de idade
Nova Petrópolis – Morreu nesta sexta-feira (25) a idosa Maria Weber, aos 100 anos de idade. Maria era moradora do Pinhal Alto, interior do município.
Maria foi responsável pela preservação da história da gruta da comunidade, guardada em um manuscrito de Gelásio Schneider, sobrinho da centenária. O texto foi escrito em 2015 e lido na solenidade de revitalização do importante espaço comunitário.
Confira o registro:
“Foi da Congregação Mariana dos Moços, na época coordenada pelo padre Erwino Mallmann, da Paróquia São Lourenço Mártir, a autoria da construção, no final da década de 1940.
Quiseram os idealizadores dar contornos de semelhança ao aparecimento de Nossa Senhora a uma fervorosa jovem de nome Bernadete em uma gruta na localidade de Lourdes na França.
Havia, pois, a necessidade de uma conformação física apropriada para erigi-la, pelo que se dispôs a família de Nicolau e Catarina Schabarum ceder uma área com características ideais ao monumento, já que dois de seus filhos, Antônio e Bernardo, eram integrantes da Congregação e membros ativos em sua construção.
O lugar onde a gruta foi edificada era uma saibreira desativada, às margens da hoje Rua Vicente Prieto, a 300 metros da Igreja Imaculado Coração de Maria de Pinhal Alto, praticamente na área central da vila.
Procedeu-se, então, à construção, dentro do barranco, com dimensões que comportassem uma estátua de 0,80 m, da imagem de Nossa Senhora; à sua frente, foram erigidos um pequeno altar e três degraus que a ele conduzissem, ladeados de uma estátua menor, de Santa Bernadete, posta à frente, na parte de baixo.
Terminada a construção, o padre Mallmann reuniu, por ocasião de uma celebração de Missa, a comunidade, a fim de realizar um leilão para os apadrinhamentos das duas estátuas.
Durante o leilão, realizado nas escadarias da igreja católica, era fraca a empolgação do povo, para a oferta de lances. Necessitou o padre encorajar os fiéis.
Conta um testemunho vivo, ter havido fatos pitorescos durante o leilão, fazendo com que fossem abolidos o rigor e a seriedade com que costumavam revestir tudo que fosse pertinente a assuntos religiosos. E o mérito da descontração foi do próprio leiloeiro, o padre Mallmann.
Tornou-se madrinha da estátua de Nossa Senhora de Lourdes, Irene Staudt, e padrinho, João Baptista Ritter; da de Santa Bernadete, padrinho Albano Hansen, e madrinha, Maria Weber I.
O entorno da Gruta Nossa Senhora de Lourdes situa-se numa área de 220 m², há mais de três gerações cedida pela família Schabarum, também com doação frontal superior de Maria Weber I que disponibilizou área que margeia por 16 m a estrada, possibilitando, assim, melhor acesso ao monumento.”