Geral
Morre o professor Vitor Gans, em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – O ex-professor e engenheiro aposentado, Vitor Volker Gans, conhecido como Seu Vitor, faleceu na noite de terça-feira, 21, aos 89 anos. Ele era casado com Ilse Evers Gans, teve três filhos, e dois netos. O velório de Vitor começou na manhã desta quarta-feira, 22, na Capela do Cemitério Evangélico IECLB, do Centro, até às 17 horas. Nesta quinta, 23, a partir das 7h30, seu corpo será velado na Capela da Associação do Cemitério Bom Pastor, na Linha Brasil. O sepultamento será no cemitério da mesma localidade, após culto de corpo presente na Capela da Linha Brasil.
Sobre Vitor
Vitor Gans chegou na Linha Brasil em 1961, casado com a professora Ilse Evers Gans, teve duas filhas, Greta e Magda, e um filho, Paulo, além de uma terceira filha falecida ainda na infância). Na Escola Bom Pastor lecionou Matemática, Física, Ciências, História, Desenho Técnico e Topografia. No internato de alunos foi diretor nos plantões, inclusive nos finais de semana, e por um longo período de tempo também exerceu a função de vice-diretor.
História com a Escola Bom Pastor
Foi professor e educador por mais de 30 anos na escola, sendo sempre muito lembrado pelos egressos que passaram por suas mãos. Como engenheiro civil, foi responsável pelos projetos técnicos da maioria dos prédios que fazem parte do complexo da Escola Bom Pastor. Em 2016 e 2017 participou ativamente da equipe de profissionais engajados na obra de reconstrução do prédio da residência de alunos, incendiado em 2016, e que havia sido projetado por ele no início da década de 1960.
Por este e tantos outros trabalhos, foi homenageado durante a solenidade de inauguração do prédio da Residência de Alunos e Ala da Hospedaria Bom Pastor com uma placa, onde estão os agradecimentos a Vitor.
A Escola Técnica publicou uma nota, lamentando o falecimento e agradecendo a dedicação do professor. “O engenheiro Vitor projetou muito mais do que as casas e prédios da nossa escola, ele concretizou sonhos, ergueu imponentes torres de conhecimento, construiu pontes que nos permitem cruzar as fronteiras do conhecimento. Ao lado de sua companheira, a professora Ilse Gans, Vitor se dedicou a transformar a realidade em poesia, exatamente como nos sensíveis versos que escrevia em alemão. A família Bom Pastor sofre uma grande perda, que jamais será esquecida. Descanse em paz, querido Vitor”, diz a nota.