Geral

Morro Reuter 32 anos: Toda a vida dedicada a trabalho na roça em São José do Herval 

21/03/2024 - 11h00min

Afonso hoje descansa e destaca a tranquilidade de morar em Morro Reuter

Sentado em frente a sua residência em São José do Herval, Afonso Blume, de 76 anos demonstra toda a sua vontade de viver e conta um pouco da sua trajetória de vida. Nascido em Padre Eterno, ele cita que teve uma vida foi dedicada há muito trabalho na roça e nas plantações e cita que os tempos mudaram.

“Era muito diferente, tínhamos muito pouco acesso às coisas no passado, hoje tudo mudou. Minha vida sempre foi trabalhar na roça, é isso que sei fazer. Criei meus filhos junto com a esposa, e tenho muito orgulho da vida que tenho”.

“Estou há muito tempo em São José do Herval. As estradas melhoraram nesses anos, cresceu mais, tem mais casas, mas aqui continua sendo um local, sossegado, sem muito movimento, bem diferente do centro da cidade. Gosto de estar aqui, pois aqui sempre tive minhas plantações e aqui pretendo ficar”, comenta ele

Trabalho na roça

“De manhã botava meus bois na carroça e ia para as plantações, sabe eu adorava trabalhar. Hoje os jovens não querem trabalhar na roça, pois é muito trabalhoso, mas antigamente era assim, tirava o sustento do trabalho braçal da roça”.

“Tinha muitos bichos, era legal poder trabalhar no campo, parei de trabalhar porque tinha muita dor nos joelhos e precisei fazer uma cirurgia. Mas sinto falta de trabalhar até hoje, pois é uma motivação poder acordar todo dia”.

“Hoje estou aposentado, hoje tenho minha plantação em casa, mas estou descansando. Gosto de ouvir o rádio e tomar um chimarrão e isso que faço ” , completa Afonso.

Sair da versão mobile