Conecte-se conosco

Geral

Morro Reuter conquista o 2º lugar em premiação da Famurs

05/07/2019 - 15h54min

Morro Reuter – O município conquistou o 2º lugar do Prêmio de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo projeto CineCras, que oferece oficinas gratuitas de cinema a crianças e adolescentes. A entrega ocorreu na sexta-feira, 5, em Bento Gonçalves, durante o 39º Congresso de Municípios do RS. A placa foi entregue à prefeita Carla Chamorro, à secretária executiva da Prefeitura, Janete Soligo Baldissera (responsável pela inscrição do projeto), e ao professor e ator Pedro Bertoldi (primeiro oficineiro do CineCras).

No final de semana tem o 3º Café da Colônia em Morro Reuter

“Uma pratica só é considerada boa, quando todos assumem o compromisso de fazê-la acontecer, com seriedade e profissionalismo. Quero parabenizar a equipe de profissionais do CRAS e às famílias envolvidas nesse projeto. Esse prêmio é nosso”, destaca a prefeita.

Morro Reuter no Galpão Crioulo da RBS

A premiação

Eram 30 finalistas, em 10 áreas, entre os 370 projetos inscritos, de 178 municípios. O Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal identifica, reconhece, dissemina e estimula a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais. Entre os critérios de avaliação estiveram impacto social, custo-benefício, inovação, criatividade, estratégia e planejamento. O 3º lugar na área de Assistência Social foi para projeto de Nova Petrópolis, e o primeiro, para projeto do município de Doutor Ricardo.

Sobre o CineCras

Realizado desde 2016, e ampliado em 2017, o projeto CineCras oferece oficinas gratuitas de cinema, onde os estudantes aprendem todo o processo, desde produção, edição e atuação nos filmes de curta metragem. A proposta é estimular e orientar crianças e adolescentes na construção e reconstrução de suas histórias de vivências individuais e coletivas, na família e comunidade, além de promover e ampliar trocas culturais, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização. Atualmente é realizado semanalmente, às segundas-feiras, em dois turnos, no CRAS.

Outras conquistas

O Cinecras já recebeu diversas distinções. Teve produção premiada como 1º lugar na categoria Direção de Arte e 1º lugar na categoria Som direto, no 2º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (São Leopoldo -2017); Prêmio Kuleshov e menção honrosa, ao oficineiro, pelo desenvolvimento da linguagem cinematográfica em espaço sócio-formativo comunitário, no 3º Festival  Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (2017). Também foi premiado como o melhor Filme no 4º Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (2018). Em 2016, um filme produzido no CineCras participou da mostra estudantil do 44º Festival de cinema de Gramado.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.