Geral

Morro Reuter continua na bandeira laranja, mas não pode descuidar

26/06/2020 - 09h18min

Por

Rogério Savian

 

BANDEIRA LARANJA

Mesmo fazendo parte de uma região com bandeira vermelha, Morro Reuter é um dos municípios que poderão continuar utilizando os protocolos da bandeira laranja porque não teve óbitos ou internações nos últimos 15 dias. Se conseguiu esse resultado, pode ter certeza que é graças ao intenso trabalho de prevenção que vem sendo respeitado pela maioria. O maior dos problemas certamente não é o vírus, mas as pessoas que insistem em ignorá-lo. Quando aprendermos a conviver com ele, adotando as medidas necessárias para evitar sua disseminação, as coisas estarão sob controle.

INTERDITADOS

Infelizmente foi necessário interditar o Belvedere, o entorno do Obelisco de Livros e até mesmo o Morro da Embratel devido às aglomerações que ocorrem, principalmente aos finais de semana. No último sábado e domingo, no Belvedere, tinha muita gente. Inclusive com cadeiras e rodas de chimarrão. Em Dois Irmãos não foi diferente e na BR 116 muitos voltaram a ocupar o espaço, até mesmo onde é proibido estacionar.

SEM RELAXAR

O fato de continuar na bandeira laranja não significa relaxar nos cuidados. Mesmo assim devem ser intensificados para se manter sem novas internações ou óbitos. Caso contrário terá a necessidade de fechamento total do comércio.

ESCOLA DO MATO COMPRIDO

Por anos a Escola do Mato Comprido foi assunto nas sessões da Câmara, onde discutiam-se alternativas para que não acabasse em ruínas, já que o telhado estava todo danificado. A solução só veio no ano passado quando a Curto Arete, de Dois Irmãos, venceu a licitação para reformar o prédio e transformá-la na futura “Aldeia da Herta”. Na semana passada foi apresentado o projeto, onde a previsão de início da obra é para agosto, a qual  deve ser concluída ainda este ano. A Curto Arte ficou responsável pela área pelos próximos 25 anos.

MISSAS

Com a limitação imposta pela pandemia, as missas presenciais estão sendo realizadas somente para as pessoas que se inscrevem com antecedência. Isso acontece porque só é permitido 30% da capacidade da igreja. A inscrição é pelo (51) 3569-1266. Pessoas de risco são recomendadas a participarem das celebrações na internet. Também é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel na entrada e saída da igreja.

“NUVEM DE GAFANHOTOS”

Desde o final de semana a agricultura da Argentina vem sendo devastada pelas “nuvens de gafanhoto”. A previsão é que nos próximos dias os insetos atinjam o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como se não bastassem todas as perdas na agricultura resultantes da estiagem, ainda os agricultores correm o risco de mais um prejuízo. De acordo com técnicos do governo argentino, em aproximadamente um quilômetro quadrado podem ter até 40 milhões de insetos, que juntos podem consumir em um dia a quantidade de pasto suficiente para 2 mil vacas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário