Geral
Morro Reuter não será mais a mesma depois da 6ª Festa Nacional da Lavanda

Edição consolidou sucesso do evento com milhares de visitantes
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter nunca mais será a mesma. A 6ª edição da Festa Nacional da Lavanda provou, de uma vez por todas, que as flores através da sua beleza, fragrância – e gosto – são o futuro do turismo na cidade, com ascendente potencial econômico.
Durante quatro dias, entre quinta-feira (17) e domingo (20), o evento atraiu milhares de pessoas de diferentes partes do estado e do país, tanto pela programação cultural, musical, mas, principalmente, em busca da lavanda.
E a própria comunidade, sempre participativa, mostrou se ainda mais comprometida nesta edição da festa – que ocorre a cada dois anos: em cada rua, vitrine, restaurante, lá estava a flor, presente de forma delicada, mas marcante na sua sutileza.
“A cidade abraçou, reconheceu e identificou o potencial da lavanda”
Secretária de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Thaís Backes – e prefeita Carla Chamorro
Para a prefeita Carla Chamorro, que está se despedindo do seu segundo mandato consecutivo, esta foi a maior e melhor de todas as edições – deixando, portanto, seu legado para o futuro.
“Estamos fechando com chave de ouro. Porque a cidade abraçou, reconheceu e identificou o potencial da lavanda”, pontua.
A chefe do Executivo ressaltou que, até então, a ação era preponderantemente do Poder Público, com participação da comunidade, mas, agora, os moradores locais passaram se empenhar ainda mais na realização do evento. “Estamos muito felizes.”
Todo o evento aconteceu de forma gratuita para o público. Para que isso fosse possível, Carla destacou que foram em busca de cerca de R$ 350 mil em patrocínio através da Lei Ruanet, Setur e das empresas da região, dentre elas o patrocínio master da Pegada e patrocínio especial da Uultis e Herval Store. A realização foi através da Associação Cultural do município, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“Uma experiência única”
Ao entrar na área do evento, uma fila constante chamava atenção já de longe.
O que poderia ser? Alguma atração especial? De certa forma, sim.
Era a tenda da Nille Doces que, dentre diversos produtos, vendia a famosa torta de lavanda – com sabor sem igual.
A proprietária Janine Sebastiany Galvão contou que se programaram para fazer 500 quilos, porém, a produção – que é totalmente caseira – se esgotou ainda no sábado. “Viramos a noite (de sábado para domingo) trabalhando, produzimos mais 200 quilos”, disse na manhã de domingo.
Janine com uma das principais atrações do evento: a torta de lavanda
A torta foi lançada há dois anos, justamente na edição anterior do evento. “Ela é destaque. Vendo 10 tortas de lavanda para cada duas de outros sabores”, afirma Janine.
O diferencial está nas quatro generosas camadas de recheio, com lavanda tanto no pão de ló, brigadeiro, mousse e merengue. “É uma experiência única. Um sabor que não tem como explicar sem provar”, pontua a empreendedora.
Além da torta, a tenda também vendia outros produtos à base de lavanda: drink, brigadeiro, cupcakes e outros.
A loja foi inaugurada há dois anos, com uma ampla confeitaria. Mas, no total, Nille já trabalha com tortas há cerca de sete anos.
Agora, com o sucesso no evento, mais portas haverão de se abrir. “A festa superou todas as expectativas”, salientou.
Regina Mendel experimentou a torta de lavanda pela primeira vez e aprovou
Sabores sem igual
Maria Eduarda, da Degustare, salientou o sucesso nas vendas
À nível de parâmetro de sucesso, a Chocolates Degustare – empresa do município – é prova do crescimento da festa.
“Na edição anterior (2022) vendemos 5 mil bombons de lavanda. Neste ano, até a manhã de domingo, foram 7 mil”, disse Maria Eduarda, filha dos proprietários. A expectativa era vender em torno de 10 mil.
Mais que um trabalho: qualidade de vida
Andréa e a nora Luana participaram pela segunda vez da festa, expondo suas lavandas
A família Enzweiler veio do município vizinho de Dois Irmãos em busca de mais qualidade de vida. E encontraram a paz em meio às propriedades do interior, produzindo lavanda há cerca de dois anos.
Conheceram a flor através da Emater, iniciaram o cultivo e, hoje, é o ofício do casal Andréa, 51, Alexandre, 54, e do filho Anderson, 32, além da nora Luana.
“A primeira produção foi perdida devido à chuva”, conta Andrea. Mesmo assim não desistiram e, com o auxílio do grupo de produtores e poder público seguiram em frente. Já participaram da edição anterior da festa e, neste ano, estreitaram ainda mais relações com os visitantes.
A família tem o lavandário aberto para visitas e faz a extração para a fabricação do óleo. Além disso, a lavanda é incrementada na culinária, como bolachas e a famosa spritzbier.
Cultivando lavanda desde 2015
Rafael Lauxen
A família Lauxen, da localidade de Batatenthal, sempre trabalhou com flores. Em 2015, quando surgiu a lavanda no município, a incrementaram ao leque de produção.
Mas, após a pandemia, a demanda foi tanta que, hoje, só produzem a lavanda de flor – além de outras culturas.
“Foi um período de crescimento, passou a ser mais plantada no município e isso aumentou a demanda”, explica Rafael Lauxen, 36 anos.
Além dele, também trabalham na propriedade o pai Walter, 57, e a mãe Teresia, 61. Eles participam de todas as edições da festa e, todos os anos, fazem importantes conexões com clientes.
Hoje o produto deles vai para diferentes partes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Evento fomentou negócios
Espaço dos estandes esteve lotado durante todos os dias
Diversos comerciantes expuseram seus produtos durante os quatro dias de eventos. O público lotou o espaço dos estandes. As vendas foram ótimas e, mais importante ainda, foi a divulgação das marcas para os mais variados públicos, estabelecendo assim conexões para o futuro.
Realeza sempre presente
Rei e rainha da cidade estiveram presentes durante todos os dias de evento
O rei e a rainha do município, Flávio e Lurdes Birk, estiveram presentes durante todos os dias do evento, envolvendo a comunidade e recepcionando os visitantes – fazendo-os se sentir em casa com sua simpatia e alegria.
A melhor brasileira da Maratona de Berlim marcou presença
Marlei com a medalha de melhor brasileira da Maratona de Berlim
A atleta Marlei Willers, moradora da cidade, marcou presença no evento com a sua maior conquista: a medalha de melhor brasileira na Maratona de Berlim – título que conquistou no último dia 29, na Alemanha.
Diversos shows
Público acompanhou Os Atuais na tarde de sábado
Além do show nacional, os quatro dias tiveram a apresentação de bandas de renome e que arrastam multidões, como San Marino, Rainha, Os Atuais, Passarela, Brilha Som, Pandora, Terceira Dimensão e muito mais.
Parque de diversões
Crianças se divertiram no carrossel
Um dos destaques foi o parque de diversões, com variadas atrações para todos os públicos, desde roda gigante, carrossel, brinquedos infláveis e muito mais.