Destaques
Motoristas devem evitar passar pela obra do asfalto em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Já faz mais de um mês que iniciou a obra de alargamento da ERS-373, entre Boa Vista e Alto Padre Eterno, para a futura ligação asfáltica até Serra Grande/Gramado aguardada há mais de 30 anos. Como em qualquer projeto deste porte, os transtornos são inevitáveis e, por isso, as autoridades orientam os motoristas a procurem trechos alternativos neste momento – se assim for possível.
Alternativas
O problema é mais acentuado em dias de chuva mas, também, em qualquer tempo há interrupções por conta das máquinas trabalhando. O vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti (MDB), destaca que os motoristas podem optar por ir através da localidade de Nova Renânia, pela Rua 25 de Julho, ou através de Padre Eterno Baixo, pela Rua Beno Closs e com acesso pela Thelmo Hannel.
Capeletti explica que a distância não muda muito e, levando em conta as interrupções constantes e outros transtornos no local da obra, os trechos alternativos se tornam até mais rápidos para o deslocamento. “Não tem como fazer diferente. Durante o inverno vai ser mais difícil ainda”, disse.
Motoristas que passaram pelo local no último final de semana tiveram transtornos com a lama.
Transporte de indústrias e escolas
O maior problema neste período é no transporte das indústrias, das escolas e a locomoção dos moradores próximos. “Infelizmente, vamos conviver com o transtorno enquanto tiver a obra”, pontua Gilnei.
Na sessão da Câmara da semana passada os vereadores também pediram a compreensão da comunidade neste momento.
Manutenção segue, mas não onde as máquinas estão
A obra é de responsabilidade do Governo Estadual. A Prefeitura, inclusive, está proibida de intervir no trecho onde as máquinas estão atuando (compreendido em aproximadamente dois quilômetros) onde há demarcações específicas para o alargamento da via. No restante da estrada o Município continua executando a manutenção costumeira.
Expectativa de desenvolvimento
Máquinas estão trabalhando no alargamento da via e, o transtorno, é inevitável (FOTO: Cleiton Zimer)
O transtorno, embora incômodo, é por um bom motivo. A ligação asfáltica de 17,2 quilômetros é aguarda desde a emancipação polícia de Santa Maria do Herval.
A estrada encurta o trajeto entre a Região Metropolitana e Gramado em mais de 20 quilômetros se comparado às outras vias – por consequência, há grande expectativa no desenvolvimento econômico do município; empresas já estão fazendo investimentos nas proximidades.