Conecte-se conosco

Geral

Museu dedicado ao ilustre pastor

18/07/2019 - 21h00min

Atualizada em 18/07/2019 - 21h57min

O legado de um dos mais importantes personagens da história de Nova Petrópolis, que resultou na atual Escola Bom Pastor, em Linha Brasil, deu origem também a um memorial em sua homenagem. O Museu Pastor Paulo Evers está situado dentro da própria escola onde ele atuou a partir de 1922.

Paulo Evers nasceu na Alemanha em 1898, mesmo ano da criação da “Schullgemeinde”, escola que deu origem ao Bom Pastor. Estudante de medicina convertido a soldado da 1ª Guerra Mundial, o jovem buscou novos ares após o conflito, vindo para o Brasil. Após um período em Porto Alegre, assumiu a comunidade de Linha Brasil.

Além de professor e líder religioso, o alemão envolvia-se diretamente em uma série de demandas dos moradores. Um exemplo é o auxílio nas atividades rurais, ensinando novas técnicas aos agricultores e distribuindo sementes de melhor qualidade. Evers esteve à frente da abertura de novas estradas e, em algumas destas obras, operou ele mesmo um trator esteira recebido da Alemanha.

Peças que remetem ao trabalho do pastor nas mais diversas frentes, com destaque para muitas fotos e documentos, além de itens que ajudam a entender aquele tempo, podem ser conferidas no museu inaugurado em setembro de 2006.

Para visitar
O Museu Pastor Paulo Evers funciona como anexo da Escola Bom Pastor e pode ser visitado nos horários de funcionamento da instituição, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 edas 13h às 17h. A visitação é gratuita, mas é necessário fazer o agendamento prévio com o guia. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3298-8066.

Clique aqui e confirma informações sobre os demais museus de Nova Petrópolis. 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.