Geral

Museu que conta a história do Sicredi

18/07/2019 - 21h12min

Atualizada em 18/07/2019 - 21h58min

O espaço do Parque Aldeia do Imigrante conhecido como “Aldeia Histórica” retrata de forma fiel e autêntica a história da imigração alemã, reproduzindo um vilarejo típico do tempo dos primeiros colonizadores da região. Neste sentido e considerando a tradição pioneira de Nova Petrópolis com o cooperativismo, nesta aldeia não poderia faltar a cooperativa de crédito.

A réplica da “Bauernkasse” (Caixa Rural), fundada em 1902 pelo padre suíço Theodor Amstad, divide o espaço da aldeia com a capela, a escola, o salão de bailes e a ferraria. Como ela deu origem ao Sicredi, recentemente a cooperativa (Sicredi Pioneira RS) assumiu a edificação e, em parceria com o parque, fez uma séria de melhorias e investimentos.

Entre eles, a instalação de aparelhos audiovisuais em que são reproduzidos vídeos, fotos e mensagens de áudio, remetendo ao trabalho iniciado em 1902 e à sua evolução até os dias atuais.

O acervo também contempla móveis e objetos históricos da primeira cooperativa de crédito da América Latina, como um cofre, bancada de trabalho, prensa de documentos bancários e a primeira máquina calculadora da Caixa Rural, que com suas manivelas e engrenagens fazia contas de adição e subtração na década de 1950.

Para visitar
A Aldeia Histórica faz parte do roteiro de visitação do Parque Aldeia do Imigrante. O atrativo fica aberto todos os dias da semana, das 8h30 às 18h. O ingresso para o público geral custa R$ 12,00, com opções de meia-entrada. Moradores de Nova Petrópolis, apresentando carteirinha de munícipe, não pagam.

Clique aqui e confirma informações sobre os demais museus de Nova Petrópolis. 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário