Conecte-se conosco

Geral

Mutirão para limpar e reorganizar o Núcleo de Casas Enxaimel em Ivoti

20/06/2023 - 08h36min

Ivoti – Momento de reorganizar, juntar o (pouco) que sobrou e seguir em frente. Esta tem sido a rotina das famílias atingidas pela enchente da última semana, assim como de todos que estão de alguma forma ajudando na reconstrução dos locais que sofreram com a cheia do Arroio Feitoria.

Nos bairros Feitoria Nova e 48 Baixa, uma cena é repetida: o mutirão de limpeza feito por famílias, voluntários, trabalhadores e pela Prefeitura para tentar retomar a normalidade. No Núcleo de Casas Enxaimel, um dos principais pontos turísticos de Ivoti, a luta é para agilizar o mais rápido possível para a retomada do espaço.

A artesã e vice-presidente da Adetur, Lovani Kunzler, conta que a Casa do Artesão perdeu tudo em mercadoria, sobrando apenas os restos de prateleiras que a entidade reaproveitará para voltar a expor seus produtos. “A gente teve ajuda de pessoas que nem conhecíamos no sábado, que foi o pior dia, pois foi quando tiramos a lama aqui de dentro. Os associados da Adetur estão vindo ajudar conforme podem”, contou.

Lovani secando as prateleiras de madeira da Casa do Artesão

Segundo Lovani, os voluntários estão realizando a limpeza geral da casa e colocando móveis para secar. Posteriormente, a entidade ainda terá de repintar toda a casa. Entretanto, ela destaca que poucos vão ter mercadoria para recolocar. “Artesanato é um processo mais demorado. Eu perdi 100% do meu material, inclusive ferramentas. Mas aqui é a minha segunda casa. Eu passo aqui a maior parte do meu dia. Praticamente vivo aqui. Nós não vamos desistir. Temos a certeza que vamos voltar. Só ainda não temos uma data”, concluiu.

O secretário de Obras, Alexandre dos Santos, o Borracheiro, conta que está desde sexta-feira à noite praticamente atuando no atendimento de moradores e da reorganização do Núcleo. “Primeiro, vamos limpar tudo nesta semana. Depois, vamos ver o que sobrou e o que dá para aproveitar”.

Borracheiro cita o empenho da comunidade em ajudar na recuperação do espaço. “São muitos voluntários estão contribuindo, pois a comunidade tem muito carinho pelo Núcleo. Ainda assim, a população que puder ajudar, pedimos que venha nos ajudar. Ontem vieram me falar ‘a gente só vem quando tem festa. Agora é outra realidade’. É triste. Mas o que nos resta é levantar a cabeça e organizar tudo de novo”, concluiu.

Borracheiro e a equipe que está tocando a limpeza do Núcleo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.