Conecte-se conosco

Destaques

Mutirões de Morro Reuter são reconhecidos e ganham prêmio estadual

07/11/2018 - 11h42min

Atualizada em 08/11/2018 - 08h55min

Morro Reuter – O projeto “MUTIRÕES: uma parceria pela revitalização de espaços públicos de Morro Reuter”, recebeu na noite de ontem (6/11) o “Certificado de Reconhecimento” do Prêmio Gestor Público (PGP), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. A prefeita Carla Chamorro recebeu a placa, em solenidade que teve 32 prefeituras premiadas, entre os 134 projetos inscritos. A premiação foi entregue pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS), em conjunto com a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual/RS (Afisvec), e teve como tema: “Receita para Crescer: Alternativas para sair da crise via incremento da arrecadação”. Acompanharam a prefeita, o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Urbanos, Airton Bohn, a secretária da Indústria, Comércio, Agricultura, Turismo e Desporto, Sônia Feldmann, a arquiteta Silvana Londero, que colabora voluntariamente com os mutirões, assim como Hélio Possamai e Jerusa Mary Possamai, que representaram os demais envolvidos nos mutirões.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Esse prêmio é de todos que colaboraram com os mutirões, seja participando diretamente deles, seja doando mudas ou outros materiais. Essa coletividade é que está sendo premiada e serve como incentivo para que continuemos com essa união, embelezando nossa cidade e dando exemplo de cidadania”, declarou a prefeita Carla. Entre os quase 20 espaços já revitalizados no projeto, desde o início de 2017, estão a Praça Municipal José Paulo Sabá Meyer, o entorno da Prefeitura e da academia de ginástica ao ar livre, o Morro da Morro da Embratel, a Praça do Obelisco de Livros, o Belvedere, o Trevo de acesso à cidade e a Pista de skate, além das escolas municipais e a instalação de mosaicos nas lixeiras.

SOBRE O PROJETO
O projeto, gerenciado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura, Turismo e Desporto, foi criado após se perceber, no início de 2017, que os espaços públicos degradados no município eram muitos. Em vários locais da cidade, era notório o descaso com praças, terrenos e outros espaços públicos completamente descuidados. Esses espaços deveriam retornar às mãos de seus munícipes e, para tanto, fazia-se imprescindível o despertar do sentimento de pertencimento ao povo. Assim, a prefeita Carla Chamorro reuniu um grupo da comunidade, composto por profissionais nas áreas de arquitetura, paisagismo, artes, agricultura e estudantes acadêmicos dessas áreas, para realizar um levantamento dos lugares a serem revitalizados. O principal objetivo erai devolver à comunidade espaços públicos de lazer, para serem desfrutados por todos, solidificando um benefício social e coletivo.
Com esse grupo, a administração criou um projeto de mutirões, conseguindo a adesão da comunidade, num trabalho conjunto. Com esse projeto, a ideia era investir o mínimo possível, engajando a comunidade no máximo possível, iniciando-o em 2017 e fomentando-o pelos quatro anos desta administração. Sábado foi o dia da semana escolhido, facilitando a participação de quem trabalha durante a semana. Os profissionais de diversas áreas foram autores dos projetos paisagísticos; a Prefeitura entrou com o material, e a população com a mão de obra. Estabeleceu-se um cronograma de ação e, assim, os lugares públicos, antes abandonados, viraram ponto de encontro da comunidade. O Projeto se renova, anualmente, quando são pensados novos espaços a serem revitalizados, bem como a manutenção dos já estruturados. Ao participar do Projeto e desenvolvendo o sentimento de pertencimento, certamente, toda a comunidade morro-reutense é beneficiada; sentimento este, extensivo aos visitantes de Morro Reuter. Como resultado dessa ação, tem-se uma comunidade parceira, participativa que, além de se voluntariar durante os mutirões, usufrui, com prazer, de locais públicos antes abandonados.

Revitalização dos espaços/2017:
Praça Municipal José Paulo Sabá Meyer (Fev)
Entorno do prédio de Múltiplo Uso – academia de ginástica ao ar livre (Março)
Morro da Morro da Embratel (Março)
Praça do Obelisco de Livros (Março)
Belvedere – Br116, Km 218 (Abril)
Pracinha ao lado do banco Sicredi, na Rua Travessão (Junho)
Ajardinamento da Escola de Educação Infantil Rui Barbosa (Junho)
Trevo de acesso à cidade de Morro Reuter (Julho)
Canteiros centrais do Trevo de acesso da BR-116 (Julho)
Praça na esquina entre a Rua do Pontilhão e a Rua Bela Vista (Setembro a dezembro)
Pista de skate (Setembro)
Lixeiras públicas– revestidas com placas de mosaico pela comunidade (Ano todo)
Revitalização dos espaços/2018:
Revitalização da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rui Barbosa (Janeiro)
Revitalização da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes (Fevereiro)
Manutenção da Academia de Saúde (Fevereiro)
Plantio de 200 manacás – arborização de vias públicas (Junho)
Lixeiras públicas– revestidas com placas de mosaico pela comunidade (Ano todo)
Entorno da Unidade Municipal de Saúde (agosto)
Entorno da Igreja Evangélica do Centro (outubro)
*Além de Morro Reuter, também serão premiados com o PGP, os municípios de Bento Gonçalves, Cachoeira Do Sul, Campo Bom, Chapada, Cotiporã, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Itatiba Do Sul, Lajeado, Monte Belo Do Sul, Nova Alvorada, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Protásio Alves, Rio Grande, Santa Cruz Do Sul, Santa Maria, Santa Vitória Do Palmar, Santiago, São Paulo Das Missões, São Sepé, Tapera, Três Palmeiras, Três Passos, Tupandi, Venâncio Aires e Viamão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.