Geral

“Não conhece a nossa cultura”, diz vereadora de Nova Petrópolis sobre proibição de rodeios no Rio Grande do Sul

18/05/2022 - 17h37min

Atualizada em 18/05/2022 - 17h46min

Festa Campeira realizada na Linha Imperial (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A Moção de Repúdio ao Projeto de Lei do deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), que objetiva proibir os rodeios no Rio Grande do Sul, proposta pela vereadora Patrícia Mendes Diniz (Progressistas), foi aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira, 17. Maroni justifica que, na realização desses eventos, os animais são submetidos à situações ultrajantes de crueldade e tortura.

De acordo com a vereadora Patrícia, tais práticas de crueldade descritas no projeto de lei nunca foram admitidas, consistindo a justificativa do parlamentar em um argumento “falacioso” que só demonstra o “desconhecimento da cultura, dos valores e dos ideais do homem do campo, cultivados e preservados pelos tradicionalistas gaúchos”.

Vereadora Patrícia Mendes Diniz (Créd.: Jordana Kiekow)

Os vereadores Cláudio Gottschalk (PDT), Daniel Michaelsen (MDB), Egon Ackermann (Republicanos), Severino Seger (MDB), Tarcísio Brescovit (Patriota), a própria Patrícia votaram a favor da moção. Já as vereadoras Kátia Zummach (PSDB) e Maria de Fátima Martins (PSDB) se abstiveram da votação.

“Os rodeios, torneiros e festas campeiras são eventos baseados na origem do tiro de laço e nos costumes do homem do campo, prezando sempre pelo bem-estar e pelo respeito aos animais, tendo o cavalo como seu trono e o bovino como parte integrante da cultura, do lazer e da economia do nosso estado”, disse Patrícia.

Sair da versão mobile