Conecte-se conosco

Destaques

Natal dos Anjos: conheça quem dá luz a este evento em Dois Irmãos

25/12/2021 - 06h50min

As tendas de alimentação foram inspiradas no Mercado de Natal Alemão

 “Se não fosse as pessoas aqui, não teríamos evento algum”

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- Em algum momento, enquanto prestigia a decoração do Natal dos Anjos, você já se perguntou de onde vem a inspiração? Ou tentou imaginar quem são as pessoas ou a pessoa que faz isto acontecer? O Natal dos Anjos é o segundo maior evento natalino do Estado e só quem conhece consegue entender o encanto em cada luz, decoração e atrações. As noites de dezembro na cidade de Dois Irmãos não são mais as mesmas, famílias costumam caminhar pelo tapete vermelho, aproveitando para levar as crianças até os parques e de quintas-feiras a domingos a cidade lota, pois todos querem apreciar cada apresentação.

Seria um erro dizer que o evento acontece pelas mãos de uma única pessoa. Pois no decorrer do ano, dezenas de pessoas participam da organização do Natal dos Anjos. Mas existe uma que é responsável pelo planejamento de cada decoração, onde cada luz será colocada e tudo de uma forma diferente a cada ano, alias, segundo ela, quem faz a festa acontecer são os visitantes. “Poderíamos ter tudo isso, mas se não fosse as pessoas aqui, não teríamos evento algum”, declara a artista Ana Beatriz Gehlen Kuhn.

Artista contabiliza 11 anos de projeto e execução

Formada em Belas Artes, Ana, sempre trabalhou no lado artístico. Morou alguns anos em Gramado, sendo influenciada pela atmosfera da cidade que respira Natal. De acordo com Ana, desde 2000 ela participa do Natal dos Anjos, porém, somente há 11 anos é responsável pelo projeto e execução. “A programação do próximo Natal já se inicia no próprio Natal, nas observações do que poderia ter sido ou não feito”, explica.

Ainda conforme Ana, o próximo passo é o cálculo das luzinhas com as cores específicas de cada enfeite. “O projeto começa a ser passado para o papel em março e, quando aprovado, ele é enviado para quem confeccionam as estruturas, ‘os guris do galpão’, funcionários da prefeitura com um talento inigualável”, conta.

Ana desenha todo o projeto e depois vai para aprovação

A inspiração

A inspiração dos projetos vem de muita pesquisa, de acordo com Ana, tudo que ela vê ela tenta relacionar com o evento. “A Internet possibilita muitas pesquisas, podendo-se ‘viajar’ pelos natais ao redor do mundo, pincelando detalhes que podem ser utilizados. De viagens são trazidas ideias que podem ser adaptadas a nossa realidade e orçamento. Mas, principalmente do pouco fazer muito, tendo-se em vista o reaproveitamento do que existe”, acrescenta.

“Me orgulho em ver o crescimento desta festa cristã. Prazer em presenciar o trabalho de todos, dos visionários que criaram o Natal, da prefeitura que acredita nele e se empenha ano a ano em seu desenvolvimento, dos guris que mostram seu talento, das voluntárias que sempre se fazem presentes”, destaca Ana.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.