Conecte-se conosco

Destaques

Nos últimos dois anos aumentou os casos de animais abandonados em Dois Irmãos

23/02/2022 - 06h50min

Atualizada em 23/02/2022 - 08h26min

Associação tem mais de 100 cachorros | Fotos: Carla Fogaça

Só neste mês mais de 30 cães já foram resgatados

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- Com a pandemia o número de animais abandonados aumentou muito e tem superlotado os espaços disponíveis para receber os bichinhos. O mês de fevereiro ainda não acabou e até agora a Associação Amigos dos Animais já resgatou 32 cachorros e muitos deles vítimas de maus-tratos.

Segundo a secretária da Associação Vera Sbroglio, a maioria dos animais abandonados não são acostumados a viver nas ruas e acabam sendo atropelados, chegando até o canil com inúmeras limitações. “Estamos com um cão resgatado ontem que está com as patas quebradas e hoje fará raio-X”.

Quanto ao abandono, Vera salienta que é nítido que com a pandemia a prática aumentou muito. “A Covid-19 veio para revelar as pessoas, pois alguém que abandona um animal não tem coração. É uma vida, sente frio, sente dor, fome, tem sentimentos. Se não for amar e cuidar, nem pegue o animal”, destaca.

Abandono de animais é crime

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos, pela Constituição Federal. Em Dois Irmãos a denúncia pode ser realizada na Vigilância Sanitária através do whatsapp 3564-8871.

De acordo com Vera, infelizmente as pessoas não tem medo da Lei e muitas vezes o infrator não é punido. “Tinha que ter multa e prisão, aí sim as pessoas pensariam melhor nas ações tomadas”.

Animais para adoção

Os cães resgatados recebem o tratamento que precisam e as fotos são postadas nas redes sociais, para tentar achar os donos. De acordo com Vera, após nove dias, se o cuidador não aparece os animais são postos para adoção.

Hoje, a Associação tem cerca de 100 cachorros. “Os menores e sequelados ficam na casa de passagem da vice-presidente. Como são cães que precisam de cuidados especiais eles ficam lá até achar um novo lar”, explica Vera.

Feira de adoção

No primeiro ou segundo sábado de março haverá feira de adoção no Parque Romeo Benício Wolf. “Até o carnaval as buscas por adoção são pequenas, porque as pessoas estão viajando ainda. Mas em março sairá uma feira”.

Projeto de Castração

Outro ponto ressaltando por Vera é a criação de projeto de Castração. “Faz mais de 12 anos que lutamos pelo projeto e todo ano recebemos promessas, mas não passa disso. O município foi pioneiro na região em proteção da Causa Animal e hoje está em último lugar em castração, é a única cidade que não tem”, conta a secretária.

Para a voluntária Nice Closs, o Projeto Castração resolveria 70% dos problemas enfrentados hoje pela Associação. “Enquanto não tiver é como enxugar gelo”, destaca.

Toda a colaboração é bem-vinda

Conforme Vera, a demanda, medicações e ração também aumentaram e toda a colaboração é bem-vinda. “A Prefeitura nos ajuda muito, nos auxiliam com ração, com carro, cederam o espaço e ajuda a pagar os dois funcionários que temos, mas, mesmo assim, precisamos de doações”.

Quem tiver interesse pode fazer doações direto no local ou através do pix: A Associação também está aceitando voluntários. “Se gosta de animais e tiver um tempo livre pode vir que precisamos de ajuda”.

Fotos: Carla Fogaça  

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.