Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis – 11/03/24

11/03/2024 - 06h00min

Atualizada em 11/03/2024 - 11h12min

Raul Petry

ASFALTO

O ex-prefeito Lelo deu uma entrevista a uma emissora de rádio onde falou sobre a situação atual do asfalto da Linha Olinda e também na Vila Olinda. São lugares onde a estrada está muito ruim, em decorrência dos caminhões que não podem mais passar pela BR em direção a Caxias. Na Vila Olinda o asfalto é velho e tem que ser arrumado. Ninguém discute muito se antes o asfalto era bom ou ruim. Tanto faz. A questão é quando isso vai ser feito. O ideal seria fazer logo, pois os motoristas estão sofrendo muito. Mas os próprios motoristas vão se incomodar se acontecerem obras nesse momento, enquanto a BR está fechada para caminhões. Qualquer obra causaria uma tranqueira significativa nesse corredor. E outra. Se continuarem passando caminhões desse jeito, nem vai durar muito tempo. E mais uma questão é que talvez o Governo Federal ajude pagar, tudo ou uma parte.

LINHA OLINDA

Surpreendeu um pouco a fala do ex-prefeito Lelo sobre o asfalto na Linha Olinda, que é aquela parte mais perto da divisa com a Linha Nova. Ele praticamente confirmou que o asfalto foi mal feito. Algum tempo atrás o Diário conseguiu algumas fotos mostrando como é a base desse asfalto. Nem sabemos se dá para chamar de base, pois são só umas pedrinhas e nada mais. E o ex-prefeito Lelo não discordou de nada disso no rádio. O asfalto foi mal feito. Mas aí vem os desdobramentos. O primeiro deles é que a obra tem garantia e cabe a prefeitura acionar a empresa. Parece que em parte isso já está acontecendo, pois teve uns reparos sendo feitos. Se bem que depois já apareceram buracos novos. E a outra questão é que o asfalto foi mal feito, não houve acompanhamento quando a obra foi mal feita. Vale lembrar que foi uma obra feita com dinheiro emprestado praticamente na véspera da eleição municipal. Pode ser que tenha havido pressa para terminar.

SUPER PIÁ

A diretoria da Cooperativa Piá tomou a decisão mais sensata, vendendo o Super Piá para a rede de supermercados Andreazza. Creio que tenha sido um bom negócio, embora não saibamos os valores envolvidos. O valor é importante, claro, pois vai impactar no fluxo de caixa da cooperativa. Mas o mais importante é a estratégia que está por trás deste movimento. A Piá quer trabalhar com industrialização de leite, que é o fato que motivou a sua criação há mais de 50 anos.

ATIVIDADES

Nova Petrópolis está entre as cidades com maior longevidade no Rio Grande do Sul, contando com uma população de 23,3 mil pessoas, de acordo com o Censo do IBGE de 2022, em boa parte idosos. Por observar esse perfil dos moradores, e visando a sua qualidade de vida, a Prefeitura Municipal oferece aulas de ginástica, voleibol, relaxamento, vôlei adaptado para idosos, yoga, dança cigana, auriculoterapia e caminhada orientada de forma gratuita e em diversos locais através do projeto Vida Ativa, Coração Saudável. Em 2023, a Secretaria de Saúde e Assistência Social contabilizou 6.497 participantes nas atividades do projeto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.