Geral

Nova Petrópolis: abertura de rua para ligar Bairro Juriti a São José do Caí torna-se inviável

03/05/2022 - 11h13min

Cavalete que bloqueava a passagem está destruído (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A rua que interligaria o bairro Juriti à localidade de São José do Caí não será ativada. O caminho reduziria a distância entre os dois pontos de 14 quilômetros, contornando Nova Petrópolis pela BR-116, para apenas cinco. No entanto, de acordo com a secretaria de Obras, o projeto tornou-se inviável por conta da característica do terreno.
O trajeto é uma rua antiga que havia sido fechada por desmoronamentos. Na metade de 2020, porém, a Prefeitura, ainda no governo Lelo, começou a abertura e detonação de rochas e tinha o fim daquele ano como previsão para reabertura, o que não ocorreu.

Rua seria o elo entre São José do Caí (para baixo) e o bairro Juriti e Centro (para cima) (Créd.: Dário Gonçalves)

Situação atual

Atualmente, a rua está “aberta”, mas sem condições de tráfego. A reportagem d’O Diário passou pelo local usando uma motocicleta e constatou os perigos de passar pelo local decido às muitas pedras e falta de manutenção. “Ainda serão necessários investimentos importantes, com novas detonações de rochas e contratação de máquinas terceirizadas para viabilizar o trânsito na via. Em razão da inviabilidade, o trânsito será novamente fechado no local”, disse a secretaria de Obras.

Rua é perigoso para tráfego (Créd.: Dário Gonçalves)

No início de 2021, O Diário questionou a nova Administração, do governo Darlei, sobre a continuidade e conclusão da abertura. E já naquele momento foi informado pela secretária de Planejamento, Cristhie Lenz, que seriam necessárias novas avaliações técnicas para decidir sobre a continuidade do projeto.

Custos da obra

Até outubro de 2020, o então secretário de Planejamento, Hermann Deppe, havia informado que a Prefeitura havia utilizado R$ 120 mil nas obras, a maior parte para as detonações de rochas, necessárias para abrir caminho. A estimativa era de que, ao todo, R$ 300 mil de recursos próprios fossem investidos. Isto, incluindo o alargamento e manutenção da rua São José do Caí onde foi perfurado um novo poço artesiano da Corsan.

Questionada, a atual Administração disse não ter disponível no momento os valores que foram utilizados na obra porque houve uma série de trabalhos realizados em anos anteriores.

Sair da versão mobile