Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis: água sobre ponte de Pedancino preocupa moradores

05/11/2019 - 10h53min

Atualizada em 06/11/2019 - 08h11min

Nova Petrópolis – A ponte do Cemapa, sobre o rio Caí que liga a localidade de Pedancino, em Nova Petrópolis, à Caxias tem gerado preocupação devido à água que acumula sobre ela.

A região possui um grande movimento por ser uma rota de escoamento rural. Adelar, um morador que reside próximo a esta ponte, conta que já foram realizadas obras para evitar esse tipo de problema, mas que não resolveu completamente.

Ele também diz que os veículos conseguem atravessar, mas que existe uma certa tensão, principalmente em dias em que o rio Caí está cheio e com fortes correntezas. O local também ficou sem energia elétrica no sábado (02) por conta da queda de dois postes.

Em agosto, o vereador Arlindo Bandeira, de Caxias do Sul, veio à Nova Petrópolis para conversar com o prefeito Regis Luiz Hahn sobre o local. Na ocasião, o assunto foi a conclusão das melhorias na ponte. Caxias teria ficado responsável pela parte de recapeamento do asfalto, enquanto Nova Petrópolis com a reforma da estrutura, que já está concluída.

Prefeitura esclarece

Em contato com a Prefeitura de Nova Petrópolis, os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; e de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe, esclareceram através da assessoria de imprensa, que metade da ponte fica do lado de Nova Petrópolis, na localidade do Pedancino e a outra fica do lado de Caxias do Sul, na localidade de Santa Lúcia do Piaí. Dessa maneira, a ponte é dividida entre as duas cidades e cada Prefeitura é responsável por uma parte da ponte.

Eles também afirmam que a obra mais recente foi feita em junho de 2018. Na ocasião, foi feita uma recomposição para reforçar a base da ponte, onde foram investidos R$ 121.762,53 em recursos próprios do município. Segundo eles, o acúmulo de água é comum quando há chuvas mais intensas e que a ponte fica interditada por causas naturais nestes períodos.

Ainda contam que o local é utilizado para escoamento rural, quando oferece condições para o tráfego. Quando não há a possibilidade da ponte ser utilizada por produtores rurais, eles escoam suas produções por rotas alternativas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.