Geral
Nova Petrópolis: CDL, bom ou ruim?, é preciso pensar, o exemplo da ACINP, autocrítica e esclarecimento
Raul Petry – [email protected]
CDL
Na última terça-feira alguns empresários e profissionais autônomos de Nova Petrópolis estiveram em Porto Alegre na sede da CDL-RS. Lá foram recebidos pelo presidente estadual Vitor Augusto Koch. Isso significa que avança efetivamente o projeto para a criação desta entidade em Nova Petrópolis.
BOM OU RUIM?
Gramado e Ivoti são municípios que já contam com a CDL. Mas não têm associações comerciais. Nova Petrópolis é o oposto, com a Acinp cumprindo este papel há mais de 30 anos. Reunir os dois pode ser bom, pois oportunizaria a pluralidade e promoveria o associativismo entre empresas e profissionais que não são associados da Acinp e, por diferentes razões, nunca serão. Ou pode ser ruim, dado o tamanho da cidade. Vai dar certo se existirem dois entes representativos falando em nome do setor empresarial? É preciso pensar sobre isso e este é o momento.
É PRECISO PENSAR
Os empresários e profissionais autônomos que pretendem criar a CDL também precisam refletir sobre outro ponto. A ideia é fundar uma entidade empresarial ou um partido político? Hoje, pelas informações que se tem, está mais para partido político. Uma pessoa que estava no grupo de WhatsApp, e acabou saindo há duas semanas, relatou que o fez por causa do grande volume de mensagens inconvenientes, com informações inverídicas ou ligadas ao fanatismo político. E aqui nem vem ao caso qual é o lado defendido. Nestes casos, a política precisa ser deixada absolutamente de lado.
O EXEMPLO DA ACINP
O grupo que pretende criar a CDL em Nova Petrópolis pode até não concordar com o trabalho e os posicionamentos da Acinp. Isso é algo normal. Mas a entidade tem méritos e bons exemplos a dar. E um deles é a neutralidade nos assuntos político-partidários. Uma entidade que pretende representar o município pode e até precisa ter posicionamentos. Mas sempre respeitando e dialogando com os demais pontos de vista.
AUTOCRÍTICA
Este é um dos méritos que a Acinp tem. Por outro lado, as atuais circunstâncias talvez mostrem a necessidade de uma autocrítica por parte da Acinp. A perda do Festimalha e a possível criação da CDL são episódios que não podem ser apenas “culpa dos outros”. A propósito, há nomes de pessoas sérias nos grupos que se desligaram da Acinp, tanto entre os malheiros quanto entre os idealizadores da CDL.
ESCLARECIMENTO
Ontem falamos sobre o evento que a Comunidade Evangélica do Centro fará neste sábado de meio dia, servindo coxa e sobrecoxa de frango para levar. Mas desta vez a promoção não é diretamente em prol do Hospital, e sim para as despesas da própria comunidade. De todo modo, é importante contribuir. A comunidade precisa estar financeiramente forte para continuar ajudando o Hospital.