Geral

Nova Petrópolis dobra a qualidade de separação do lixo

26/09/2023 - 16h01min

Empresa de coleta forneceu os dados sobre a separação no município (CRÉD. FRANCIS LIMBERGER / DIVULGAÇÃO)

Alteração nos roteiros realizada no ano passado é a principal responsável pela melhora

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – As medidas implantadas pela Secretaria de Agricultura em 2022 resultaram numa expressiva melhora na qualidade da separação do lixo para coleta em Nova Petrópolis. De acordo com dados fornecidos pela empresa Junges Soluções em Limpeza Urbana, responsável pelo recolhimento de lixo no município, no primeiro semestre de 2023, a taxa geral de aproveitamento dos resíduos dobrou e passou de 8% para 16%. No caso específico do lixo seco, a taxa de aproveitamento foi de 20% para 35%.
A taxa de aproveitamento é o parâmetro utilizado pela empresa Junges para avaliar o nível de separação do lixo coletado. O procedimento é realizado através de amostragens periódicas, nas quais é avaliado o percentual de lixo com separação correta. De acordo com o secretário de Agricultura, Jorge Lüdke (Alemão), a principal melhoria ocorreu a partir de janeiro do ano passado, quando os caminhões da empresa Junges tiveram os roteiros de coleta alterados. “O lixo seco e o orgânico eram misturados porque geralmente os dois caminhões passavam pela mesma rua no dia. E tanto os moradores quanto a empresa tinham dificuldades em fazer a separação. Com a reorganização dos roteiros, os bairros passaram a receber só um caminhão por dia. Ou do lixo seco, ou do lixo orgânico. Isso facilitou bastante a separação”, explica o secretário.

MAIOR QUANTIDADE NO CENTRO – Por conta da maior quantidade de lixo produzido ao longo da Av. 15 de Novembro, no Centro, e no Logradouro, nos bairros continuarão passando dois caminhões em alguns dias da semana. “A nossa população colaborou muito para que conseguíssemos dobrar a qualidade da separação de lixo. Mas precisamos ter claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido, até chegarmos a um percentual realmente satisfatório”, avalia Alemão.

Ampliação dos serviços
Em setembro do ano passado a Prefeitura renovou o contrato com a empresa Junges, o que possibilitou a ampliação do serviço de coleta, tornando a mais frequente nas localidades do interior. Já em maio deste ano, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou uma nova etapa de ações visando a melhor separação do lixo. Containers para lixo seco e orgânico foram instalados inicialmente em cinco pontos considerados estratégicos, substituindo lixeiras convencionais. O projeto completo consiste na instalação de um total de 40 containers para separação dos resíduos.

Sair da versão mobile