Geral
Nova Petrópolis é a Capital Gaúcha da Meliponicultura
Título foi concedido pelo Estado no início de dezembro
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O município de Nova Petrópolis foi declarado pelo Estado como a Capital Estadual da Meliponicultura. A proposta virou lei no dia 5 de dezembro, após publicação no Diário Oficial do Estado.
Para o presidente da Nova Mel, Francelino Lima dos Santos, o título é muito importante. “A meliponicultura está em evidência e crescendo dia a dia. Isso tem chamado atenção de vários setores”, diz o criador que explica que com a implantação do sistema, produções podem ter um ganho de 20 a 30%.
A importância também é grande para Nova Petrópolis. “Para Nova Petrópolis [a meliponicultora] é também um atrativo turístico, principalmente rural. Isso ajuda a melhorar a venda dos produtos dos produtores e os enxames”, explica. A associação dos produtores, a Nova Mel, surgiu em 2018. “Foi quando incorporou a meliponicultura com a apicultura, chamamos atenção para poder juntar esses dois setores e atenção para o volume de produtores em Nova Petrópolis”, explica Francelino.
Evento em março
Em março de 2024 a associação dos produtores vai promover a Nova Mel Fest, uma festa para os criadores de abelhas. Será nos dias 8, 9 e 10 de março, na Rua Coberta, com atração direcionada para os interessados em conhecer mais sobre a produção e seus benefícios.