Geral

Nova Petrópolis é a Capital Gaúcha da Meliponicultura

19/12/2023 - 10h01min

Governador Eduardo Leite conheceu as abelhas sem ferrão de Nova Petrópolis no ano passado (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Título foi concedido pelo Estado no início de dezembro

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – O município de Nova Petrópolis foi declarado pelo Estado como a Capital Estadual da Meliponicultura. A proposta virou lei no dia 5 de dezembro, após publicação no Diário Oficial do Estado.
Para o presidente da Nova Mel, Francelino Lima dos Santos, o título é muito importante. “A meliponicultura está em evidência e crescendo dia a dia. Isso tem chamado atenção de vários setores”, diz o criador que explica que com a implantação do sistema, produções podem ter um ganho de 20 a 30%.
A importância também é grande para Nova Petrópolis. “Para Nova Petrópolis [a meliponicultora] é também um atrativo turístico, principalmente rural. Isso ajuda a melhorar a venda dos produtos dos produtores e os enxames”, explica. A associação dos produtores, a Nova Mel, surgiu em 2018. “Foi quando incorporou a meliponicultura com a apicultura, chamamos atenção para poder juntar esses dois setores e atenção para o volume de produtores em Nova Petrópolis”, explica Francelino.

Evento em março
Em março de 2024 a associação dos produtores vai promover a Nova Mel Fest, uma festa para os criadores de abelhas. Será nos dias 8, 9 e 10 de março, na Rua Coberta, com atração direcionada para os interessados em conhecer mais sobre a produção e seus benefícios.

 

Sair da versão mobile