Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis festeja a Semana Farroupilha com atividades no CTG Pousada da Serra

16/09/2022 - 14h00min

Atualizada em 16/09/2022 - 15h13min

Momento de acendimento com a centelha da Chama Crioula (Créd. Gian Wagner Baum)

Programação tradicionalista segue até o dia 20, na sede do Centro de Tradições

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Os tradicionalistas de Nova Petrópolis deram início aos festejos da Semana Farroupilha na noite de terça-feira (13). O ponto inicial da comemoração foi a chegada da Chama Crioula trazida por cavalarianos do CTG que buscaram a chama em Cangaçú. “Muitos municípios não buscam a chama diretamente lá, como nós”, lembrou o tradicionalista Elton Griesang, um dos que compôs o grupo de cavaleiros que buscaram a centelha crioula há mais de 300 quilômetros de distância de Nova Petrópolis.

Grupo de cavaleiros do CTG levaram a Chama Crioula para a solenidade de abertura (Créd. Gian Wagner Baum)

O patrão do CTG, Norberto Schumann, lembrou que por dois anos não foi celebrada a Semana Farroupilha no formato tradicional. “Esperamos que a cada ano cresça em Nova Petrópolis as comemorações da Semana Farroupilha”, disse o patrão.

ABERTURA DA URNA – Em 2012 o Acampamento Farroupilha foi realizado no Centro de Nova Petrópolis e ao final dos festejos daquele ano, foi fechada uma Urna Farroupilha, com bilhetes e recados, além de alguns objetos, deixados para serem reencontrados no futuro. Em 2012 quem fechou a urna foi a menina Laura Ferreira, que tinha apenas um ano e cinco meses de vida. Na noite de terça-feira, agora com praticamente 11 anos e meio, a jovem prenda reabriu a urna.

Laura Ferreira abriu a urna que ela mesmo fechou há dez anos (Créd. Gian Wagner Baum)

Laura é filha do tradicionalista Osmar Ferreira que já participa das atividades há mais de duas décadas. Além do pai e da mãe, a irmãzinha Luíse também prestigiou a irmã abrir o pequeno baú. A prenda Rhauany de Oliveira retirou uma mensagem da urna e leu para os presentes. “Fica minha lembrança. Estive presente no primeiro acampamento farroupilha no centro de Nova Petrópolis”, leu a prenda.

Cavaleiros que buscaram a Chama Crioula (Créd. Gian Wagner Baum)

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.