Geral
Nova Petrópolis: idosos, crianças e adolescentes podem ser beneficiados com declaração do IR
Nova Petrópolis – Todo ano, ao declarar o Imposto de Renda, é possível fazer uma boa ação e doar até 6% dos valores devidos aos fundos públicos que ajudam projetos e instituições ligados à área social. Em Nova Petrópolis, os recursos contribuem com o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e com o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
A doação é simples e pode ser feita diretamente no momento de declarar o imposto de renda, e o doador não precisa pagar nada além do que já consta como retido. Para isso, o contribuinte precisa optar pelo modelo completo de declaração, já que o tipo simplificado não permite abater do imposto.
Os valores doados em Nova Petrópolis por meio da declaração do Imposto de Renda contribuem com a atuação dos conselhos municipais, que utilizam esses recursos para incentivar ações e projetos. Aproximadamente 25 entidades são cadastradas para receber auxílios do fundo, incluindo a Associação Tchon Ji, a Escola 1º de Maio e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar, como exemplos de iniciativas beneficiadas. “Para 2023, a estimativa é que possamos receber R$ 32 mil para distribuir entre os projetos inscritos, que ajudam crianças e jovens nas mais diversas áreas”, relata o tenente Marcelino Gava, da Brigada Militar, que também é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
A declaração do imposto de renda referente aos valores devidos de 2022 pode ser enviada até o dia 31 de maio. Mais informações podem ser conferidas no site da Receita Federal. Doar aos fundos da cidade é uma forma de ver a aplicação dos recursos no próprio município de moradia.