Geral
Nova Petrópolis: lista de idosos, número de vacinados, não vai levar, os vereadores não pensam e melhorou
Raul Petry – [email protected]
LISTA DE IDOSOS
O que você pensaria se circulasse por aí uma lista com os nomes completos de quase todos os idosos de Nova Petrópolis? Se você é um idoso ou se tem um deles na família, certamente essa ideia lhe preocupa ainda mais. O pessoal de mais idade está muito suscetível aos golpes e todo cuidado é pouco. E é bom ter cuidado mesmo, porque em breve, graças à Câmara de Vereadores, essa lista poderá estar circulando por aí. O vereador Oraci de Freitas (PP) pediu que o Executivo envie à Câmara uma lista com os nomes de todo mundo que já foi vacinado em Nova Petrópolis. Na sessão da segunda-feira, os demais vereadores aprovaram esse pedido, o que os torna partícipes dessa exposição a que podem ser submetidos os moradores mais velhos do município.
NÚMERO DE VACINADOS
O vereador Oraci de Freitas alega que foi procurado por moradores e que quer deixar a vacinação bem transparente para a comunidade. Até aí, tudo bem. Transparência todo mundo defende, ainda mais se tratando de uma vacina que todo mundo quer e que ainda tem oferta limitada. Por esse ponto de vista Freitas também está pedindo números, dos já vacinados e dos que ainda faltam. Esses números inclusive são divulgados nas sextas-feiras pela Prefeitura. Eu costumo acompanhar e trago os resultados aqui na coluna.
NÃO VAI LEVAR
Então o vereador Freitas já tem à sua disposição alguns números da vacinação. Mas os nomes de todos os vacinados eu apostaria que ele não vai levar. Queremos acreditar que os profissionais da saúde que lidam com cadastro de pessoas têm a noção exata de que nomes não podem ser divulgados como se fossem informações quaisquer. É isso que salvará a pele dos vereadores, que não pararam cinco segundos para pensar nas implicações do voto favorável ao pedido de Freitas.
OS VEREADORES NÃO PENSAM
Estou generalizando. Alguns até pensam. Mas são poucos e é raro. Semana passada houve aquele caso que ficou famoso em Canela, onde um vereador queria pulverizar a cidade com álcool. Evidentemente essa história teve bastante repercussão. Negativa, é claro. Em Nova Petrópolis teve um vereador que olhou só para o número de curtidas no Facebook e, sem se dar conta que o “sucesso” era pura gozação, já queria propor alguma coisa parecida por aqui. Rapidamente foi repreendido pelos colegas de partido.
MELHOROU
As coisas melhoraram depois daquele episódio em que a EGR construiu um bueiro acima do nível da água na ERS-235. Foram dadas algumas marretadas na lateral do bueiro e também houve uma escavação nos arredores, de modo a direcionar melhor a água. Agora parece que a água da chuva não empoça mais. Mas nem é por isso que eu digo que melhorou. Nos últimos dias foram descarregados por lá várias cargas de tubos de concreto, e são de grande bitola. Pelo visto, vai ser trabalhado muito mais para solucionar o problema pluvial daquele trecho. Isso é muito bom. Resolvendo problemas, a EGR merece ser elogiada.