Geral

Nova Petrópolis oferece sessões gratuitas de auriculoterapia

26/12/2022 - 13h56min

Técnica é aplicada na academia de saúde do bairro Logradouro (Créd.: Francis Limberger)

Nova Petrópolis – Desde setembro de 2021, o município oferece um tratamento baseado na medicina chinesa para o alívio de dores físicas e emocionais, chamado auriculoterapia. As sessões em que são aplicadas pequenas sementes em pontos estratégicos da parte externa do ouvido ocorrem às terças-feiras, das 7h30 às 8h30, na academia de saúde do bairro Logradouro, na rua Rui Barbosa, 1.072.

A médica do Serviço de Reabilitação e das Práticas Integrativas, Naíse Abas, afirma que entre 15 e 20 pessoas participam das sessões semanalmente. Antes da aplicação das sementes, é oferecido um momento de meditação em grupo, com início às 7 horas. Para participar, basta ir ao local e o atendimento é feito por ordem de chegada.

Sobre a técnica

A auriculoterapia é uma das práticas integrativas complementares (PICs), formada ainda por cuidados que envolvem a medicina tradicional chinesa como a acupuntura, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, entre outros conhecimentos que visam atuar na origem da dor.

De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Crislei Gerevini, a Prefeitura pôde oportunizar o serviço após a contratação de um profissional capacitado. “Nova Petrópolis já era adepta à politica nacional em algumas das PICs, como yoga, fitoterapia e acupuntura, e tornou o portfólio de serviços mais completo ao oferecer a auriculoterapia”, relatou.

Como funcionam as sessões

Naíse explica que utiliza pontos estratégicos para controle de estresse e ansiedade através do microssistema auricular no ouvido, e acrescenta outros de acordo com a necessidade, como em caso de dores, insônia ou gastrite

A orientação é que os pacientes passem por, pelo menos, oito sessões, em que é reforçada também a importância do autocuidado. “Procuramos sempre abordar as ações em saúde e a mudança no estilo de vida. A auriculoterapia é uma técnica bem efetiva, que ajuda bastante no tratamento de dores, diminuindo a necessidade de medicamento em muitos casos”, afirma.

Mais informações com a Secretaria de Saúde e Assistência Social pelo telefone (54) 3298-2650.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário