Geral

Nova Petrópolis prepara programação para a 2ª Semana do Lixo Zero

17/10/2023 - 10h18min

Exposição Recicla-te: o pão nosso de cada dia, da fotógrafa e artista visual Denise Wichmann faz parte da programação (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Atividades acontecem no Centro de Eventos a partir do dia 20

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – O Centro de Eventos de Nova Petrópolis será palco das atividades da Semana do Lixo, evento anual que acontece em Nova Petrópolis desde o ano passado e integra o calendário pedagógico do Instituto Lixo Zero Brasil. O evento acontece simultaneamente em centenas cidades brasileiras e outros países.
O embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, Irineu Lasch, explica o evento nascido para conscientizar as pessoas sobre o acúmulo de lixo e a importância da reciclagem. “O Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração”, explica.

OBJETIVOS DO EVENTO – Um dos objetivos do evento é desenvolver, incentivar e apoiar ações que proporcionem mudanças de hábitos e atitudes em relação ao consumo e a correta separação dos resíduos sólidos, levando conhecimento e experiências. Também tem o intuito de divulgar, ensinar e promover a compostagem e a coleta seletiva de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos; estimular a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, incentivar o consumo responsável, difundir o conceito Lixo Zero, disseminar, divulgar, orientar e ensinar o aproveitamento integral dos alimentos e divulgar, orientar e ensinar o cultivo das hortas domésticas e urbanas.

Importância para Nova Petrópolis
Irineu explica que, conforme dados da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, o município gera em torno de 5.400 toneladas de lixo por ano, o que resulta em uma média de 270 quilos por habitante ao ano ou 740 gramas por dia. Desse total, recicla em torno de 16% dos resíduos orgânicos e inorgânicos e reaproveita 38% do material seco, gastando mais de R$ 2,5 milhões de reais, anualmente, na destinação desses resíduos para outros municípios. “Apesar da coleta seletiva, com seu calendário amplamente divulgado para o encaminhamento dos resíduos secos e orgânicos, constata-se que muitos moradores ainda encaminham seus resíduos misturados, sendo coletados no mesmo momento pelos caminhões. Se a separação fosse feita sempre de maneira correta, tanto nas residências quanto em empresas, escolas, eventos, etc., poderia aumentar, em muito, o percentual de reciclagem e diminuir o impacto ambiental, inclusive com redução dos gastos com a sua destinação, recursos que poderiam ser usados para outras finalidades”, diz Irineu.

Programação
O programa da Semana Lixo Zero conta com grande variedade de ações, a começar pela abertura dia 20, às 19h, no auditório do Centro de eventos, com palestra sobre a responsabilidade com os resíduos que produzimos e descartamos. Ela será ministrada por representantes da Cooperativa de Reciclagem de Dois Irmãos e terá apresentação do Coro das Pequenas Cantoras de Nova Petrópolis, que cantarão o Hino da Cidade Educadora. No Salão Xadrez, acontece a exposição Recicla-te: o pão nosso de cada dia, da fotógrafa e artista visual Denise Wichmann, feita com materiais recicláveis. A exposição ficará aberta para visita até o dia 27.
Do dia 21 até o dia 27 serão desenvolvidas oficinas sobre práticas corretas de reciclagem para estudantes e outros públicos; encontro com educadores sobre desafios e prática do Lixo Zero em escolas; relatos de experiencias sobre gestão de resíduos em escolas; práticas em economia circular e manualidades a partir dos resíduos com coletivos de mulheres e de terceira idade; palestras e rodas de conversa sobre temas como ciclos regenerativos; Políticas públicas: gestão de resíduos sólidos; Resíduos na construção civil; Impactos positivos na gestão dos resíduos têxteis; Impactos socioecológicos da bioacumulação por microplásticos; oficinas sobre Instrumentos musicais a partir de resíduos; Compostagem do ser – ciclando nossos resíduos orgânicos e Vivência de arterapia a partir de resíduos. As atividades acontecem no Salão Xadrez, junto à exposição Recicla-te: O pão nosso de cada dia.

Outras atividades
Além da programação, acontece ainda a Campanha Dia D Sem Sacolas Plasticas, dias 21 e 28; exposição e venda de produtos feitos com materiais reaproveitáveis por artesãs, grupos de terceira idade e costureiras; palestra sobre Biodigestão: lugar de resíduo é no biodigestor – economia; produção de biofertilizante natural e geração de energia limpa e sustentável, dia 25, às 19h na Câmara de Vereadores; Caminhada Consciente, dia 28, no bairro Germânia, organizada pela escola 1º de Maio e Associação de Moradores.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário