Geral
Nova Petrópolis projeta irmandade com município do noroeste gaúcho
Nova Petrópolis – O município e Campina das Missões, localizada no noroeste gaúcho, atuam para formalizar o processo de irmandade. O prefeito de Campinas, Carlos Justen, apresentou a proposta ao prefeito Darlei Wolf no dia 15 de setembro, em visita ao gabinete. Desde então, as administrações tratam dos procedimentos para formalizar o processo. Em Nova Petrópolis, um projeto de lei deve ser enviado para a Câmara de Vereadores até o início de outubro.
O prefeito Darlei Wolf destaca que Campina das Missões já possui uma ligação com Nova Petrópolis, uma vez que o Grupo Troyka, de folclore russo, soma diversas participações no Festival Internacional de Folclore. “É uma cidade que se diferencia por ter recebido imigrantes russos. Mas 75% da sua população é formada por descendentes germânicos, característica que também é verificada em Nova Petrópolis”, comenta.
Propostas
As áreas de cooperação da futura irmandade propostas envolvem Cultura, Turismo, Saúde e Meio Ambiente. “As semelhanças quanto a formação étnica, os traços do trabalho e do cooperativismo também alicerçados em nosso território respaldam e justificam a proposta de irmanamento, disse o prefeito Carlos, destacando ainda que, juntos, os municípios poderão contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de ambas as comunidades.
A visita contou ainda com a presença da secretária de Turismo de Campinas, Solange Knebel, e da farmacêutica Juliana Rhoden.
Sobre Campina das Missões
Campina das Missões tem população estimada de 5.940 habitantes e tem a economia é baseada na agricultura e pecuária, compreendendo a produção de soja, trigo, milho, feno, leite e gado de corte, além de móveis, metalurgia, equipamentos de energia solar e comércio. O município realiza anualmente a Magia do Natal, mesmo nome da programação natalina de Nova Petrópolis.
Irmandade com Socorro (SP)
Também está em andamento um processo de irmandade de Nova Petrópolis com Socorro (SP). O prefeito do município paulista, Ricardo Lopes, e o vice Henrique Cézar estiveram em Nova Petrópolis em novembro de 2021, formalizando o interesse. O tema também será submetido ao Poder Legislativo.