Geral
Nova Petrópolis realiza a 8ª Conferência Municipal de Cultura

Nova Petrópolis – A 8ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Petrópolis, realizada na na quarta-feira, 27, teve a temática “Cultura no pós-pandemia: e agora?”. O evento teve a aprovação de três proposições da comunidade cultural, além da posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais (CMPPC)e da palestra da coordenadora do programa RS Criativo, Carolina Biberg Maia.
Os participantes foram recepcionados com música da Banda Municipal. A abertura foi realizada pela presidente do CMPPC, Carla Ferreira e pelo prefeito Jorge Darlei Wolf, que destacou a importância da união da comunidade cultural. “Nossa cultura é importante para o turismo, especialmente através dos eventos, mas também para seguirmos formando bons cidadãos”, disse. A Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, participou da abertura por meio de uma mensagem em vídeo.
A presidente do CMPPC no período 2020/2021, Lediane Werner, apresentou as ações realizadas durante o biênio – período em que o setor cultural foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19. Na sequência, foram apresentados e empossados os novos integrantes para o período 2022/2023, bem como os integrantes da equipe técnica.
Proposições
De autoria do CTG Pousada da Serra, a primeira proposição votada e aprovada concede o título de “Empresa amiga do patrimônio histórico” às cooperativas Piá e Sicredi Pioneira. Também apresentada pelo CTG, a segunda proposição oferece apoio à candidatura do ritmo musical e dança “Bugio”, ao reconhecimento de Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Sul e do Brasil.
A terceira proposição, apresentada pelo próprio Conselho Municipal, trata da realização anual de encontros dos eixos temáticos do setor cultural, antes da Conferência Municipal de Cultura de cada ano.
Em sua palestra, Carolina Biberg Maia abordou o tema central da Conferência, falando principalmente dos desafios e oportunidades do setor cultural no período pós-pandemia. A palestrante detalhou também os programas atuais do Governo do Estado para o setor cultural.
Antes do encerramento da Conferência, o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais fez a entrega de certificados a novos agentes culturais de Nova Petrópolis.