Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis realiza ações para combater o Aedes aegypti

18/05/2023 - 14h52min

Monitoramento é feito em todo o município (Créd.: Francis Limberger)

Nova Petrópolis tem intensificado suas ações no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. Desde novembro de 2022, a Vigilância Ambiental implementou a instalação de “ovitrampas” para monitorar a distribuição e densidade populacional do mosquito ao longo do ano, por meio da coleta de ovos.

Essas armadilhas têm sido fundamentais para priorizar e direcionar as ações, concentrando-se nos bairros com maior infestação do vetor. Vale Verde, Piá e Vila Germânia foram alguns dos locais que receberam forças-tarefa, uma colaboração entre agentes de endemias e de saúde, visando conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito e eliminar seus criadouros.

Outra medida essencial adotada no primeiro semestre de 2023 foi a campanha de recolhimento de pneus inservíveis, que são potenciais criadouros do Aedes aegypti. A iniciativa teve uma ótima resposta da comunidade, com mais de 90 pneus corretamente descartados.

Capacitação

Além dessas ações, a Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde e o Conselho Estadual de Saúde, disponibiliza o curso “Capacitação de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika”. O curso à distância e autoinstrucional tem o objetivo de formar multiplicadores e conscientizar a sociedade sobre a importância do seu engajamento no combate às doenças transmitidas pelo mosquito. Com carga horária de oito horas, a capacitação visa ampliar a difusão de informações sobre as doenças e formas de prevenção.

Para acessar o curso, os interessados podem visitar o endereço ead-hml.saude.rs.gov.br.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.