Geral

Nova Petrópolis recebe comitiva em busca de soluções para os estragos causados pelas chuvas

29/07/2024 - 16h02min

Visita tratou dos danos causados pelas chuvas de maio (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Professores da UFRGS, representantes do MIDR e Defesa Civil integram a o grupo

GIAN WAGNER BAUM

Na quarta-feira (24) um grupo formado por professores da UFRGS, representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa Civil Nacional e pelo conselheiro-chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) no Brasil, Takasue Hayashi, visitaram a Prefeitura de Nova Petrópolis. Os professores entregaram um relatório com propostas de caminhos a serem seguidos para prevenir os eventos extremos e que aceleram o processo de movimentação dos terrenos. O relatório analisou algumas áreas, mas poderá ser complementado com informações coletadas em visita realizada pelo grupo na tarde desta segunda-feira em regiões bastante atingidas de Nova Petrópolis, como a Linha Brasil, Linha Araripe e a estrada de Arroio Paixão.

Durante as visitas, Takasue Hayashi, que é engenheiro civil, irá analisar as movimentações de terra. Diante de sua experiência de mais de 25 anos na área e como membro da Sociedade de Deslizamentos do Japão e Conselheiro do projeto Sabo no Brasil – Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais Contra Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes. O engenheiro poderá trazer novas informações sobre os estragos no município e propor soluções.

Na reunião, os representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Defesa Civil Nacional também se propuseram a colaborar com a Secretaria de Planejamento na construção e revisão de projetos para as áreas mais atingidas. O Município inscreveu projetos para locais que foram colapsados e também para a construção de uma nova ponte no Pedancino, pois a ponte existente é baixa e poderá sofrer danos com o fluxo aumentado de veículos em decorrência da inviabilidade de trânsito pela ponte da BR-116.

 

Sair da versão mobile