Geral

Nova Petrópolis receberá ajuda humanitária da República Tcheca para monitoramento climático

23/09/2024 - 15h14min

Representantes da ADIB estiveram no Gabinete do Prefeito (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Recursos serão destinados para aquisição de equipamentos para Estação Meteorológica e Inclinômetros

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – A Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB) foi contemplada com recursos do Governo da República Tcheca para aquisição e instalação de equipamentos para Estação Meteorológica e Inclinômetros no Distrito dos Boêmios, em Nova Petrópolis. O pedido de ajuda humanitária foi apresentado pela ADIB, por meio de um projeto, com a finalidade de realizar o monitoramento climático e ações antecipadas de prevenção para o enfrentamento de novos eventos climáticos extremos na região. A República Tcheca, por meio da Embaixada Tcheca em Brasília, do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e do Consulado Honorário de Porto Alegre, fará investimentos na ordem de R$ 120 mil para concretização deste projeto, que será posteriormente entregue ao Município e à Defesa Civil de Nova Petrópolis.
O anúncio ocorreu no dia 13 de setembro, quando integrantes da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB), representados pelo presidente, Guilherme Stopassola Thiele e demais integrantes da diretoria, que estiveram no Gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. De acordo com o presidente da ADIB, Guilherme Stopassola Thiele, a entidade viu a necessidade de contribuir efetivamente para evitar que a população enfrente situações extremas, como as registradas em maio deste ano pelos gaúchos e, especialmente, pelos moradores de Nova Petrópolis. “As comunidades que compõem o Distrito dos Boêmios foram fortemente atingidas por esta tragédia e com estes equipamentos será possível o diagnóstico e monitoramento de indicadores de riscos geológicos. A Estação Meteorológica e Inclinômetros também possibilitarão a educação das populações na convivência com o risco, bem como, emissão de alertas e ações antecipadas de prevenção”, diz Thiele.

SENSORES SERÃO INSTALADOS – O integrante da diretoria da ADIB, geólogo Peter Klaus Hillebrand, explicou que serão instalados oito sensores que determinarão parâmetros de movimentação de solo, bem como, uma central pluviométrica que acompanhará os índices de chuva. “Com a estação meteorológica e os inclinômetros será possível analisar as informações de forma automática e online, determinantes para emissão de situações de alerta ou remoção de pessoas. Além disso, será importante para que possamos estudar a região e conviver com mais segurança com esses fenômenos climáticos extremos que vêm ocorrendo de forma frequente”, pontuou o geólogo.

 

Sair da versão mobile