Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis sediará Mundial de Futsal para Surdos

12/04/2021 - 17h13min

Seleção feminina foi campeão em 2019 (Créd.: Divulgação)

Nova Petrópolis – Um evento de porte internacional será realizado no município em novembro de 2023. O 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos foi confirmado para ser realizado no Jardim da Serra Gaúcha pela Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS), com apoio da ICSD – International Committee of Sports for the Deaf (Comitê Internacional de Esportes para Surdos). A competição está prevista para acontecer de 10 a 19 de novembro de 2023 e deverá reunir cerca de 500 atletas de mais de 20 países. A seleção brasileira feminina venceu a competição em 2019, na Suíça.

De acordo com a secretária de Desporto, Gislaine Leal, e o Coordenador de Desporto, Luiz Port, sediar o Mundial é motivo de muito orgulho e alegria para o município. Serão 16 equipes masculinas e 16 femininas, e o objetivo é que todos fiquem hospedados no município. A previsão, entre atletas, comissões técnicas e familiares, é de que cerca de 800 pessoas venham para o evento. Tivemos o privilégio de sermos escolhidos e agora vamos trabalhar para deixar tudo pronto, com antecedência, para o Mundial. Queremos que todos fiquem aqui, será algo grandioso”, disse a secretária.

A escolha por Nova Petrópolis foi intermediada pelo professor Mauro Amâncio da Silva, o Mauro “Caxias”, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mauro foi treinador da seleção masculina de surdos por oito anos e participou de dois mundiais. Agora, ele fará parte da presidência do evento e indicou o município como sede, pelo potencial turístico e estrutural de Nova Petrópolis. Como Caxias já será a sede das Surdolimpíadas em 2022 e Nova Petrópolis se mostrou interessada em ser parceira no evento, a negociação foi facilitada. “O Mauro me contatou e perguntou se tínhamos interesse. Falei com a secretária e de imediato ela gostou da ideia. Conversamos com o prefeito e assim foi evoluindo as tratativas para trazer o evento para cá”, contou Port. Entre os países concorrentes, estavam fortemente na briga Alemanha, Portugal e Argentina.

Coordenador do Desporto, Luiz Port, e secretária de Desporto, Gislaine Leal (Créd.: Dário Gonçalves)

Adaptações

Para receber o Mundial, uma das exigências era de que houvessem quadras com medidas oficiais. Segundo Port, a quadra do Colégio Frederico Michaelsen possue essas medidas e a do Colégio Padre Werner precisa de apenas algumas adaptações para chegar às medidas. Além disso, Leal informou que será feito um estudo para definir o que será necessário reformar e adaptar para receber os jogos e os treinamentos.

Com exceção do Festival Internacional do Folclore, nosso último evento internacional foi o revezamento da tocha olímpica, em 2016. Agora, teremos dois anos para nos prepararmos para este mundial, que trará visitantes do mundo inteiro. É um privilégio”, destacou a secretária.

Repercussão Internacional

O site do Comitê Internacional de Esportes para Surdos já divulga Nova Petrópolis como sede oficial. Em inglês, a divulgação faz um breve resumo sobre o município, destacando a descendência alemã da população e tendo no turismo a principal atividade econômica, seguida de confecção de roupas de lã, pecuária leiteira e fabricação de calçados.

O cartaz do mundial também já foi divulgado, destacando o nome do município, e bandeiras de países como Brasil, Alemanha, Espanha, Argentina, Itália, Portugal, Uruguai, Chile, Gana, Paraguai, entre outros.

Pôster do mundial

Assista os gols da vitória do Brasil no mundial de 2019

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.